Biodiesel

Mato Grosso debate biodiesel voluntário

Assessoria/Redação
02/05/2016 12:32
Visualizações: 935

A Federação das Indústrias no Estado do Mato Grosso (FIEMT) sedia na quarta feira da próxima semana (4/5) em Cuiabá, o seminário “Biodiesel: Oportunidades e Benefícios do Uso Voluntário”, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Biodiesel no Estado do Mato Grosso (Sindibio-MT), a Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a União Brasileira de Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio).

A ideia é promover o debate sobre o novo filão do mercado brasileiro do biocombustível, instituído por resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), do Ministério das Minas e Energia, em setembro do ano passado.

Agora, por meio dos leilões do regime autorizativo, que acontecem junto com os leilões para abastecimento de biodiesel previsto em lei, o B7, as distribuidoras podem adquirir lotes para venda em misturas superiores aos 7% por litro de óleo diesel.

Pela intensa atividade agropecuária, o estado de Mato Grosso concentra um potencial significativo deste tipo de consumo, que pode chegar a B20 nas frotas cativas de prefeituras, governos estaduais, empresas de transporte coletivo de passageiros, companhias de coleta de lixo etc., e mesmo a B30, no caso de tratores e máquinas agrícolas.

O objetivo é mobilizar lideranças de organizações empresariais, dirigentes de federações, cooperativas, sindicatos e grandes empresários do estado e região para apresentar as vantagens do uso de biodiesel em misturas acima do B7.

Vantagens

A indústria de biodiesel inclui em sua cadeia produtiva famílias de pequenos agricultores no fornecimento de matérias-primas, que emitem cerca de 70% menos gás carbônico desde a plantação das oleaginosas até a combustão do óleo nos motores.

Os benefícios também alcançam a saúde das pessoas com a melhoria da qualidade do ar, um dos ativos do governo brasileiro na proposta apresentada na COP 21, a conferência do clima das Nações Unidas, em Paris, em dezembro do ano passado.

Estudo do Instituto Saúde e Sustentabilidade, ligado à Universidade de São Paulo, mostra que só nas regiões metropolitanas de Rio de Janeiro e São Paulo, que reúnem quase 50 cidades, seria possível evitar a morte de mais de 13 mil pessoas até 2025 com o emprego progressivo de biodiesel até B20 (20% por litro de diesel).

O levantamento mostra que nas manchas urbanas de seis capitais, Rio e São Paulo incluídas, a economia de recursos nos sistemas de saúde públicos municipais e estaduais pode chegar a R$ 2 bilhões com a redução de internações hospitalares e mortes por problemas respiratórios causados pela poluição atmosférica.

Além das vantagens socioambientais, o Mato Grosso reúne externalidades positivas econômicas para o uso do biodiesel voluntário. Desde o ano passado, o biocombustível produzido no estado está com preço abaixo do diesel fóssil, devido à carga tributária incidente nos dois produtos e o custo do frete para transporte do diesel das refinarias da Petrobras até lá. O mesmo acontece em outras regiões.

O evento em Cuiabá tem o apoio dos ministérios de Minas e Energia (MME) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), além da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Depois de Mato Grosso, as entidades promotoras do seminário pretendem repetir o encontro em outros estados.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Soluções baseadas na Natureza: mitigar mudanças climátic...
10/11/25
Combustíveis
Etanol registra alta na primeira semana de novembro, apo...
10/11/25
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.