Etanol de milho

Mercado fica mais estável com etanol de milho

Redação/Assessoria UNEM
24/04/2020 20:19
Visualizações: 1243 (0) (0) (0) (0)

A produção de etanol de milho no Brasil, intensificada nos últimos três anos, não somente garante um volume maior do combustível no mercado, mas tem potencial para dar mais estabilidade aos preços ao longo do tempo. Isso porque sua principal matéria-prima, o milho, pode ser armazenado e está disponível durante o ano todo – permitindo uma operação permanente das usinas, ao contrário do que ocorre com a cana-de-açúcar.

Calcula-se que as indústrias que operam com cana ficam aproximadamente 33% do ano sem produzir devido à entressafra, nos meses de dezembro a março (120 dias críticos para o abastecimento). Nesse período, é natural que os preços ao consumidor acabem se elevando, devido à redução na oferta do combustível.

“Mas, a médio prazo, com o aumento da produção pelo milho, essa oscilação tende a perder força. Conforme a participação do etanol de milho se ampliar no mercado brasileiro, teremos menos sazonalidade de oferta e preços mais equilibrados”, observa o presidente da União Nacional do Etanol de Milho (Unem), Guilherme Nolasco.

Se em 2015, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o etanol de milho correspondia a 0,4% da produção total do etanol brasileiro, o percentual chegou a 4% no ano passado. As projeções da Unem apontam para 20% daqui a oito anos (2028). “Ainda hoje, os meses de entressafra da cana conferem uma volatilidade maior. Mas é esperado que com a consolidação do mercado do etanol de milho essa realidade mude”, pondera Nolasco.

Divulgação

DDG

O mercado de proteína animal também tende a ser beneficiado com a operação das usinas de etanol de milho. De maio a novembro, as pastagens por todo o Brasil sofrem com a seca, impactando na alimentação e nutrição dos animais. “O DDG, farelo animal composto por grãos de milho secos pelo processo de destilação, pode ser valioso para complementar a dieta dos rebanhos nesse momento. Além disso, é uma opção com oferta firme durante o ano todo”, afirma o presidente da Unem.

Levantamento da Scot Consultoria mostra que o DDG teve preço médio de R$ 655,24 por tonelada na segunda quinzena de janeiro – correspondendo a 52% da cotação média do farelo de soja. Atualmente, o mercado de DDG é suprido pela produção das usinas de etanol de milho existentes em Mato Grosso e Goiás.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PD&I
RCGI-USP avança em célula a combustível que opera direto...
12/09/25
São Paulo
Em seu terceiro dia, FIEE debate eficiência, flexibilida...
12/09/25
Energias Renováveis
Pela primeira vez, energia solar e eólica geram mais de ...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Evento recebeu cerca de 11 mil visitantes, um cresciment...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Shape Digital apresenta ao setor de óleo e gás mais uma ...
12/09/25
Paraná
Compagas lidera avanços no mercado livre de gás
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Projetos offshore ampliar segurança energética no Brasil...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Mulheres no Midstream: painel reúne histórias inspirador...
11/09/25
PPSA
Com 176,5 mil bpd, produção de petróleo e gás natural da...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Exposição da Rio Pipeline 2025 destaca inovações em ener...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Tanacas comemora 25 anos com lançamento do Retificador I...
11/09/25
Produção
Produção de petróleo e gás natural da União alcançam nov...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Brasil e Argentina estão próximos de acordo sobre comérc...
11/09/25
Combustíveis
Diesel fica mais caro em agosto na comparação com julho,...
11/09/25
São Paulo
FIEE 2025 mostra que mobilidade elétrica conecta indústr...
11/09/25
Refino
Petrobras produz SAF com conteúdo renovável na Revap
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Novo duto com 2 mil km para atender ao agronegócio do Ce...
11/09/25
Biocombustível
OceanPact e Vast Infraestrutura iniciam testes com bioco...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
ITP Brasil apresenta soluções de engenharia de alta perf...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Panorama dos investimentos em infraestrutura de dutos e ...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Jovens talentos apresentam soluções inovadoras no Young ...
10/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23