Hidrelétrica

Ministério Público acompanha situação de trabalhadores em Jirau

Um comitê de emergência, formado pelo Ministério Público Federal em Rondônia (MPF-RO), o Ministério Público do estado e o Ministério Público do Trabalho (MPT), foi criado para acompanhar a situação dos trabalhadores na Usina Hidrelétrica Jirau, no Rio Madeira. Desde a semana passada, a o

Agência Brasil
22/03/2011 12:28
Visualizações: 457 (0) (0) (0) (0)
Um comitê de emergência, formado pelo Ministério Público Federal em Rondônia (MPF-RO), o Ministério Público do estado e o Ministério Público do Trabalho (MPT), foi criado para acompanhar a situação dos trabalhadores na Usina Hidrelétrica Jirau, no Rio Madeira. Desde a semana passada, a obra está paralisada por causa de protestos de trabalhadores.
 

O Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público do Trabalho expediram ofícios a vários órgãos estaduais e federais para que fiscalizem as condições de higiene dos locais onde os operários foram alojados e garantam a ordem e integridade dos trabalhadores da hidrelétrica e da população de Porto Velho.
 

O MPT também propôs a assinatura de um termo de ajustamento de conduta (TAC) com a empresa Energia Sustentável, responsável pela construção da usina, para assegurar direitos trabalhistas e o pagamento integral de salários para todos os funcionários, inclusive os terceirizados, no período em que a obra estiver paralisada
 

O comitê quer garantir alojamento e alimentação dignos para os trabalhadores que permanecerem em Porto Velho, além do retorno adequado e rápido para quem quiser voltar às cidades de origem, da garantia dos direitos trabalhistas e do ressarcimento de bens e pertences pessoais dos trabalhadores perdidos nos incidentes.
 
 
As circunstâncias que provocaram a rebelião na hidrelétrica serão investigadas sob o ponto de vista criminal, trabalhista, de direitos humanos, de cidadania e de saúde, entre outras violações que possam ter ocorrido, pelo Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Ministério Público do Trabalho.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
ANP
Acontece hoje (17/06) o 5º Ciclo da Oferta Permanente de...
17/06/25
E&P
Desafios do descomissionamento no Brasil
16/06/25
Fiscalização
ANP divulga resultados de ações de fiscalização em nove ...
16/06/25
Firjan
Macaé Energy 2025 debate o futuro do offshore e a integr...
16/06/25
Competição
Competição reúne equipes universitárias do Rio de Janeir...
16/06/25
Mato Grosso do Sul
Gás Natural: ANP assina acordo com agência reguladora do...
16/06/25
Petrol Industrial
Petrol Industrial aposta em tecnologia e forjamento para...
16/06/25
Petrobras
Relatório de Sustentabilidade mostra investimento de US$...
16/06/25
Resultado
Vendas de etanol totalizam 3 bilhões de litros em maio
16/06/25
Etanol
Anidro registra queda de 1,45% e hidratado recua 0,35%
16/06/25
Eólica Offshore
Primeiro projeto piloto de energia eólica offshore flutu...
16/06/25
Descarbonização
EPE lança análise sobre a Descarbonização do E&P brasile...
13/06/25
Firjan
No lançamento do Anuário do Petróleo no Rio, empresários...
13/06/25
Oferta Permanente
ANP realiza 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão n...
13/06/25
Negócio
ANP fará consulta e audiência públicas sobre atualização...
12/06/25
RenovaBio
ANP aprova nova norma para certificação de biocombustíveis
12/06/25
E&P
ANP aprova resolução com requisitos para cumprimento do ...
12/06/25
Bahiagás
Luiz Gavazza destaca expansão da Bahiagás e protagonismo...
12/06/25
Evento
SP Offshore 2025: segunda edição impulsiona nova fase da...
12/06/25
ANP
PRH-ANP: resultado final da edição 2025 será divulgado e...
12/06/25
Pessoas
Ana Lia Ferrero é a nova CEO da Prime Energy
11/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22