Transição Energética

MME debate transição energética na agenda climática na CNI

“Diálogo Pré-COP28: o papel da indústria na agenda de clima” promoveu uma discussão entre os setores público e privado focado no Meio Ambiente

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
13/09/2023 09:50
MME debate transição energética na agenda climática na CNI Imagem: Augusto Coelho/CNI Visualizações: 1497 (0) (0) (0) (0)

Promover um diálogo entre os setores público e privado sobre assuntos relevantes da agenda climática que serão contemplados na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28). Este foi o objetivo do Ministério de Minas e Energia (MME) durante a participação, nesta terça-feira (12/09), do evento “Diálogo Pré-COP28: o papel da indústria na agenda de clima”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O painel, que teve como tema a transição energética, contou com a participação do secretário substituto da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento (SNTEP) do MME, Leandro Albuquerque. Na ocasião, ele destacou a potencialidade do Brasil com números importantes como de 90% da matriz elétrica renovável e 47% da matriz energética, em comparação ao resto do mundo.

“O MME tem encarado essa demanda pelas fontes renováveis como uma grande oportunidade de inserção do Brasil no Mundo, principalmente nesta discussão da indústria verde e do mercado de carbono”, pontuou Leandro.

Para o secretário substituto do MME, o posicionamento do Brasil com todas essas potencialidades, disponibilidade de insumos limpos e custo de energia acessível, pode viabilizar uma maior inserção das indústrias brasileiras no mundo.

Leandro lembrou, ainda, que todo esses movimentos do governo representam uma oportunidade para o mercado brasileiro aumentar a credibilidade e integridade e apresentar as credenciais para o mundo, “como uma indústria verde que gera emprego e renda, além trazer os melhores resultados ambientais a partir dessas iniciativas”.

Durante o evento, foram destacadas ações e programas do MME como o Plano de Transição Energética, Combustível do Futuro e o Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2). “O PNH2, por exemplo, compreende estratégia com 65 ações, 32 delas já em curso, como aumentar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento em hidrogênio em quase sete vezes e também a disseminação de plantas pilotos em todas as regiões do Brasil”, finalizou.

Participaram do debate o gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo, a vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Bárbara Rubim, a presidente executiva da Associação Brasileira do Biogás, Renata Isfer e o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, Roberto Ardenghy. 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
ANP recebe mais um equipamento que detecta teor de biodi...
10/10/25
Petrobras
Investimentos de R$ 2,6 bilhões na Bahia são anunciados ...
10/10/25
Petrobras
O supercomputador Harpia entra em operação
10/10/25
PPSA
PPSA publica edital do Leilão de Áreas Não Contratadas
09/10/25
ROG.e
IBP lança nova ROG.e: maior festival de energia do planeta
09/10/25
Biometano
Cedro e Gás Verde inovam com a descarbonização da logíst...
09/10/25
Energia Elétrica
CCEE conclui liquidação do Mercado de Curto Prazo do Set...
08/10/25
IBP
Posicionamento - Proposta de elevação da alíquota do Fun...
08/10/25
OTC Brasil 2025
Valmet eleva confiabilidade e segurança em plataformas o...
08/10/25
Petrobras
Revap inicia produção de asfalto com conteúdo renovável ...
08/10/25
Pré-Sal
CNPE fixa valor mínimo de R$ 10,2 bilhões para Áreas Não...
07/10/25
Gás Natural
Petrobras realiza primeira importação de gás natural da ...
07/10/25
Petrobras
Novas embarcações de apoio a sistemas submarinos serão c...
07/10/25
Combustíveis
Cepea/Esalq: etanol anidro sobe 0,17% e hidratado recua ...
06/10/25
Pré-Sal
FPSO P-91 que será instalado no campo de Búzios tem cont...
03/10/25
Resultado
BRAVA Energia alcança recorde de produção no terceiro tr...
03/10/25
Oportunidade
Firjan SENAI SESI lança programa de empregabilidade para...
03/10/25
Sustentabilidade
Amazon Brasil e Petrobras anunciam iniciativa de colabor...
02/10/25
Etanol
Ampliar o consumo doméstico de etanol: desafio essencial...
01/10/25
Negócio
Vallourec conquista pedido com a Petrobras para o SUBMAG...
01/10/25
Pré-Sal
Vindo do Estaleiro Benoi, em Singapura o FPSO P-78 chega...
01/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23