Transição Energética

MME debate transição energética na agenda climática na CNI

“Diálogo Pré-COP28: o papel da indústria na agenda de clima” promoveu uma discussão entre os setores público e privado focado no Meio Ambiente

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
13/09/2023 09:50
MME debate transição energética na agenda climática na CNI Imagem: Augusto Coelho/CNI Visualizações: 675 (0) (0) (0) (0)

Promover um diálogo entre os setores público e privado sobre assuntos relevantes da agenda climática que serão contemplados na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28). Este foi o objetivo do Ministério de Minas e Energia (MME) durante a participação, nesta terça-feira (12/09), do evento “Diálogo Pré-COP28: o papel da indústria na agenda de clima”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O painel, que teve como tema a transição energética, contou com a participação do secretário substituto da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento (SNTEP) do MME, Leandro Albuquerque. Na ocasião, ele destacou a potencialidade do Brasil com números importantes como de 90% da matriz elétrica renovável e 47% da matriz energética, em comparação ao resto do mundo.

“O MME tem encarado essa demanda pelas fontes renováveis como uma grande oportunidade de inserção do Brasil no Mundo, principalmente nesta discussão da indústria verde e do mercado de carbono”, pontuou Leandro.

Para o secretário substituto do MME, o posicionamento do Brasil com todas essas potencialidades, disponibilidade de insumos limpos e custo de energia acessível, pode viabilizar uma maior inserção das indústrias brasileiras no mundo.

Leandro lembrou, ainda, que todo esses movimentos do governo representam uma oportunidade para o mercado brasileiro aumentar a credibilidade e integridade e apresentar as credenciais para o mundo, “como uma indústria verde que gera emprego e renda, além trazer os melhores resultados ambientais a partir dessas iniciativas”.

Durante o evento, foram destacadas ações e programas do MME como o Plano de Transição Energética, Combustível do Futuro e o Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2). “O PNH2, por exemplo, compreende estratégia com 65 ações, 32 delas já em curso, como aumentar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento em hidrogênio em quase sete vezes e também a disseminação de plantas pilotos em todas as regiões do Brasil”, finalizou.

Participaram do debate o gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo, a vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Bárbara Rubim, a presidente executiva da Associação Brasileira do Biogás, Renata Isfer e o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, Roberto Ardenghy. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Parcerias
Tan Jin-Yon Bryne: Conectando Brasil e Singapura através...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Inclusão Profissional
O Desafio e a Resiliência de Ser uma Empreendedora Preta...
20/11/24
Etanol
Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono ...
20/11/24
Salvador
Encontro Internacional de Energia já está com inscrições...
19/11/24
MME
Resultados do GT de transições energéticas são integrado...
19/11/24
Parceria
Lideranças da Indonésia e do Brasil debatem parcerias es...
19/11/24
Parceria
Brasil e China firmam parceria para buscar soluções inov...
18/11/24
Evento
Bahia sediará Encontro Internacional do Setor de Energia
18/11/24
Rio de Janeiro
Petrobras participa do G20 Social
14/11/24
Meio ambiente
Petrobras e BNDES fazem nova parceria para restauração e...
14/11/24
Transição Energética
Ainda dá tempo de se inscrever no "Seminário Brasil e Bé...
13/11/24
Internacional
Na COP 29, MME debate a importância de ampliar investime...
13/11/24
Biometano
Biometano na rede de gás natural busca impulsionar econo...
13/11/24
Oportunidade
UDOP lança Banco de Talentos para profissionais e recrut...
11/11/24
Energia Eólica
Grupo CCR e Neoenergia firmam contrato de autoprodução d...
11/11/24
Etanol
Anidro e hidratado encerram a semana com pequena variaçã...
11/11/24
Energia elétrica
Desempenho em outubro é o melhor do ano e expansão da ge...
08/11/24
Hidrogênio
Primeira planta de conversão de hidrogênio a partir do e...
08/11/24
Etanol
Cientistas mapeiam microbioma de usinas em busca de maio...
07/11/24
Metanol
ANP amplia monitoramento da comercialização de metanol c...
07/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21