Acordo

MME e MMA assinam termo de cooperação para licenciamento ambiental

Os ministérios das Minas e Energia (MME) e do Meio Ambiente (MMA) assinam nesta terça-feira (30/03) um termo de cooperação técnica para implementar uma agenda ambiental comum para as áreas de energia elétrica, petróleo, gás e combustíveis renováveis e geologia e atividades mineradoras.


30/03/2004 00:00
Visualizações: 1070

Os ministérios das Minas e Energia (MME) e do Meio Ambiente (MMA) assinam nesta terça-feira (30/03) um termo de cooperação técnica para implementar uma agenda ambiental comum para as áreas de energia elétrica, petróleo, gás e combustíveis renováveis e geologia e atividades mineradoras. O objetivo é definir novos procedimentos para a apressar a obtenção de licenças ambientais prévias (LAP) exigidas em projetos de infra-estrutura.
Segundo comunicado do MME, a partir do termo de cooperação, serão criados grupos de trabalho com técnicos dos dois ministérios, que deverão estudar os projetos de infra-estrutura, fundamentais para o crescimento do país, e assegurar que sua execução seja compatível com a legislação ambiental. 
No caso do setor elétrico, a cooperação entre os dois ministérios já conta com grupos de trabalhos que vêm discutindo normas para compatibilizar os projetos de geração e transmissão com a legislação ambiental. O novo modelo do setor, homologado no início de março, coloca a LAP como pré-condição para que novos projetos de geração sejam licitados.
O grupo de trabalho do setor de energia vai avaliar a situação das obras em usinas hidrelétricas, termelétricas e de linhas de transmissão que dependem do licenciamento ambiental para serem executadas.
No setor de petróleo, gás e combustíveis renováveis, o grupo de trabalho vai definir programas de monitoramento ambiental e de gerenciamento de riscos sócioambientais decorrentes de acidentes nas áreas de exploração, armazenamento e transporte.
Um dos objetivos do grupo de mineração é buscar a uniformização das bases cartográficas utilizadas nos processos de licenciamento ambiental, de direito minerário e para outorga de uso de direito público de recursos hídricos e concessões minerais. O objetivo é harmonizar e padronizar os critérios para licenciamento ambiental e para outorga de direitos e concessões minerais.
Outro ponto, que será abordado por todos os grupos, é a redução do passivo social e ambiental das usinas hidrelétricas e térmicas e das linhas de transmissão em operação. Também serão definidos mecanismos para assegurar a responsabilidade social das empresas do setor elétrico que operam no país.
A assinatura do termo de cooperação contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e das ministras Dilma Rousseff, das Minas e Energia, e Marina Silva, do Meio Ambiente.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
ESG
Inscrições abertas até 26/2 para o seminário Obrigações ...
20/02/26
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.