Transição Energética

MME enfatiza a importância do planejamento para o futuro da transição energética

Diretora da Pasta participou o painel sobre Integração dos Sistemas de Armazenamento de Energia no Sistema Eólico Brasileiro.

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
25/10/2024 10:20
MME enfatiza a importância do planejamento para o futuro da transição energética Imagem: Divulgação Visualizações: 3002

Durante evento de energia eólica realizado em São Paulo, a diretora de Planejamento e Outorgas de Geração de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Christiany Salgado Faria (foto), afirmou que “é com o planejamento energético que acontecerá a transição energética”. A declaração ocorreu durante o painel sobre Integração dos Sistemas de Armazenamento de Energia no Sistema Eólico Brasileiro.

A representante do Ministério enfatizou que o planejamento deve garantir a segurança e a flexibilidade dos sistemas de energia. Ela afirmou que a transição energética depende desse planejamento, que deve otimizar todos os recursos disponíveis no país. "É nosso desafio otimizar nossos recursos naturais em abundância, garantindo o atendimento apropriado da demanda e preços adequados", destacou a diretora.

Christiany ainda mencionou a declaração do MME no Grupo de Trabalho de Transição Energética do G20 Brasil, realizada no início do mês em Foz do Iguaçu (PR). Ela destacou a necessidade de integrar novas tecnologias e investir em infraestrutura resiliente e flexível para promover o crescimento sustentável e a estabilidade do mercado. Durante a reunião, enfatizou que o planejamento energético e os sistemas de armazenamento são pilares essenciais para a transição energética.

A diretora também abordou a questão do armazenamento, mencionando que o Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência (LRCAP) 2024 teve uma consulta pública de 50 dias, com 134 agentes participando e apresentando 141 documentos. O MME compilou cerca de 780 contribuições, sendo o armazenamento o tema mais recorrente, com 122 menções (16%). Destas, 49% sugeriram a criação de um produto exclusivo para armazenamento.

O Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência para sistemas de armazenamento em 2025 está com a consulta pública aberta até 28 de outubro. Essa consulta propõe a realização do leilão em junho de 2025.

O painel, moderado por André Themoteo, diretor técnico da ABEEólica, contou com a participação de Renato Guimarães, coordenador de expansão e estudos da ISA CTEEP, e Ricardo Estefano, chefe de Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias da WEG.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
Fenasucro
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americ...
23/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.