Transição Energética

MME enfatiza a importância do planejamento para o futuro da transição energética

Diretora da Pasta participou o painel sobre Integração dos Sistemas de Armazenamento de Energia no Sistema Eólico Brasileiro.

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
25/10/2024 13:20
MME enfatiza a importância do planejamento para o futuro da transição energética Imagem: Divulgação Visualizações: 1341 (0) (0) (0) (0)

Durante evento de energia eólica realizado em São Paulo, a diretora de Planejamento e Outorgas de Geração de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Christiany Salgado Faria (foto), afirmou que “é com o planejamento energético que acontecerá a transição energética”. A declaração ocorreu durante o painel sobre Integração dos Sistemas de Armazenamento de Energia no Sistema Eólico Brasileiro.

A representante do Ministério enfatizou que o planejamento deve garantir a segurança e a flexibilidade dos sistemas de energia. Ela afirmou que a transição energética depende desse planejamento, que deve otimizar todos os recursos disponíveis no país. "É nosso desafio otimizar nossos recursos naturais em abundância, garantindo o atendimento apropriado da demanda e preços adequados", destacou a diretora.

Christiany ainda mencionou a declaração do MME no Grupo de Trabalho de Transição Energética do G20 Brasil, realizada no início do mês em Foz do Iguaçu (PR). Ela destacou a necessidade de integrar novas tecnologias e investir em infraestrutura resiliente e flexível para promover o crescimento sustentável e a estabilidade do mercado. Durante a reunião, enfatizou que o planejamento energético e os sistemas de armazenamento são pilares essenciais para a transição energética.

A diretora também abordou a questão do armazenamento, mencionando que o Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência (LRCAP) 2024 teve uma consulta pública de 50 dias, com 134 agentes participando e apresentando 141 documentos. O MME compilou cerca de 780 contribuições, sendo o armazenamento o tema mais recorrente, com 122 menções (16%). Destas, 49% sugeriram a criação de um produto exclusivo para armazenamento.

O Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência para sistemas de armazenamento em 2025 está com a consulta pública aberta até 28 de outubro. Essa consulta propõe a realização do leilão em junho de 2025.

O painel, moderado por André Themoteo, diretor técnico da ABEEólica, contou com a participação de Renato Guimarães, coordenador de expansão e estudos da ISA CTEEP, e Ricardo Estefano, chefe de Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias da WEG.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Prêmio
Porto Sudeste é premiado por projeto "Mulheres Extraord...
09/10/25
Certificação
Asia Shipping recebe Selo de Maturidade nível Ouro por s...
08/10/25
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Instituto Conselheira 101 e Fundação Dom Cabral ampliam ...
08/10/25
Transição Energética
Edital da EDP vai destinar até R$ 500 mil a projetos de ...
07/10/25
Sustentabilidade
Amazon Brasil e Petrobras anunciam iniciativa de colabor...
02/10/25
Etanol
Ampliar o consumo doméstico de etanol: desafio essencial...
01/10/25
Combustíveis
Etanol aumenta mais de 1% em setembro, afirma Edenred Ti...
01/10/25
ESG
Pesquisa Firjan ESG 2025 revela amadurecimento das empre...
30/09/25
Sustentabilidade
Conheça as ganhadoras do Prêmio Firjan de Sustentabilida...
29/09/25
Tecnologia e Inovação
Aplicativos sustentáveis ganham espaço e impulsionam prá...
26/09/25
GNV
Naturgy debate oportunidades para crescimento no mercado...
25/09/25
Combustíveis
Etanol tem maior alta de preço desde maio, aponta levant...
24/09/25
Pernambuco
Neoenergia PE renova contrato com R$ 6,1 bilhões em inve...
24/09/25
Cultura
Ano Cultural Brasil/Reino Unido abre oficialmente com cl...
23/09/25
Mercado
Empresas invisíveis: a ascensão dos negócios digitais 10...
20/09/25
Energia Eólica
Parceria inovadora entre Petrobras, WEG e Statkraft colo...
18/09/25
Hidrogênio Verde
Complexo do Pecém (CE) abriga os primeiros projetos de h...
18/09/25
São Paulo
FIEE 2025 cresce 20% em público e registra maior edição ...
17/09/25
Governança Corporativa
5 medidas para integrar a natureza à estratégia de negócios
16/09/25
Mobilidade Sustentável
Naturgy aborda o papel do GNV na mobilidade sustentável ...
15/09/25
Comunicação
Transpetro lança guia inédito de Saúde Marítima
15/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23