Transição Energética

MME sedia evento sobre cenários para uma transição energética eficiente no Brasil

Encontro do CEBRI apresentou documento sobre “Neutralidade de carbono até 2050: Cenários para uma transição eficiente no Brasil”

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
16/08/2023 17:51
MME sedia evento sobre cenários para uma transição energética eficiente no Brasil Imagem: Ricardo Botelho/MME Visualizações: 1721 (0) (0) (0) (0)

O Ministério de Minas e Energia (MME) sediou, nesta terça-feira (15/08), o evento “Neutralidade de carbono até 2050: Cenários para uma transição eficiente no Brasil”. O painel foi realizado no auditório do MME, em parceria com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI).

Na ocasião, foi apresentado um estudo elaborado em conjunto pelo CEBRI, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Centro de Economia Energética e Ambiental (Cenergia). O objetivo foi divulgar as prioridades e perspectivas para a transição energética no cenário nacional.

A diretora de Transição Energética da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME (SNTEP), Mariana Espécie (foto), representou o ministro Alexandre Silveira. Na abertura do evento, ela destacou que o mundo tem debatido a questão da transição energética, além de projetar essas mudanças considerando a regionalização de cada um.

“Esse estudo ajuda a posicionar ainda mais o Brasil. O país é hoje, um exemplo a ser seguido pelo mundo na questão energética. Também temos uma posição favorável em relação a outros países, o que não reduz nossa responsabilidade nessa trajetória”, pontuou a diretora Mariana.

Durante o evento, os participantes debateram sobre os compromissos e prioridades do Governo para implementar a transição energética. Outro ponto de destaque foram os cenários para o Brasil alcançar a sua Contribuição Nacionalmente Determinada.

A diretora da SNTEP, Mariana Espécie, participou ainda da mesa redonda sobre “Transição Energética Brasileira: o que precisa andar e como o Brasil está avançando para fazer acontecer”. Para ela, a Política Nacional de Transição Energética vem para concentrar todos os esforços para alcançar setores que são difíceis de descarbonização. Exemplos disso são vistos nos setores da indústria, de energia elétrica, de óleo e gás, além da área de mineração, que traz insumos para essa transição energética global.

O secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral, finalizou o encontro e destacou a relevância dos dados apresentados para o processo de descarbonização no país. “Os cenários apresentados foram construídos por meio de uma série de perspectivas e de diálogos, que podem contribuir para o avanço da transição energética no país. O documento é uma contribuição fundamental para formulação de política pública”, reforçou Barral.

O evento contou com a participação de órgãos públicos como os ministérios do Meio Ambiente, de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Relações Externas e Fazenda. Formadores de opinião com atuação relacionada à pauta climática e de descarbonização também estiveram presentes, para discutir as prioridades e perspectivas para a transição energética no cenário nacional.

Clique aqui e assista ao evento "Neutralidade de carbono até 2050: Cenários para uma transição eficiente no Brasil"

Acesse aqui o documento elaborado pelo CEBRI - EPE - BID e CENERGIA 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
ANP recebe mais um equipamento que detecta teor de biodi...
10/10/25
Petrobras
Investimentos de R$ 2,6 bilhões na Bahia são anunciados ...
10/10/25
Petrobras
O supercomputador Harpia entra em operação
10/10/25
PPSA
PPSA publica edital do Leilão de Áreas Não Contratadas
09/10/25
ROG.e
IBP lança nova ROG.e: maior festival de energia do planeta
09/10/25
Biometano
Cedro e Gás Verde inovam com a descarbonização da logíst...
09/10/25
Energia Elétrica
CCEE conclui liquidação do Mercado de Curto Prazo do Set...
08/10/25
IBP
Posicionamento - Proposta de elevação da alíquota do Fun...
08/10/25
OTC Brasil 2025
Valmet eleva confiabilidade e segurança em plataformas o...
08/10/25
Petrobras
Revap inicia produção de asfalto com conteúdo renovável ...
08/10/25
Pré-Sal
CNPE fixa valor mínimo de R$ 10,2 bilhões para Áreas Não...
07/10/25
Gás Natural
Petrobras realiza primeira importação de gás natural da ...
07/10/25
Petrobras
Novas embarcações de apoio a sistemas submarinos serão c...
07/10/25
Combustíveis
Cepea/Esalq: etanol anidro sobe 0,17% e hidratado recua ...
06/10/25
Pré-Sal
FPSO P-91 que será instalado no campo de Búzios tem cont...
03/10/25
Resultado
BRAVA Energia alcança recorde de produção no terceiro tr...
03/10/25
Oportunidade
Firjan SENAI SESI lança programa de empregabilidade para...
03/10/25
Sustentabilidade
Amazon Brasil e Petrobras anunciam iniciativa de colabor...
02/10/25
Etanol
Ampliar o consumo doméstico de etanol: desafio essencial...
01/10/25
Negócio
Vallourec conquista pedido com a Petrobras para o SUBMAG...
01/10/25
Pré-Sal
Vindo do Estaleiro Benoi, em Singapura o FPSO P-78 chega...
01/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23