Pré-sal

MODEC assina com Equinor contrato de engenharia e construção do FPSO para o campo de Bacalhau, BS

Redação TN Petróleo/Assessoria
04/06/2021 10:18
MODEC assina com Equinor contrato de engenharia e construção do FPSO para o campo de Bacalhau, BS Imagem: Divulgação Visualizações: 2629

A MODEC anuncia que recebeu da Equinor, no dia 1º de junho, a decisão final de investimento para o desenvolvimento da plataforma que será destinada ao campo de Bacalhau, anteriormente chamado de Carcará, na Bacia de Santos. O FPSO será um dos maiores já desenvolvidos para o Brasil e terá a capacidade de produzir diariamente até 220 mil barris de óleo e 15 milhões de metros cúbicos de gás, com uma capacidade mínima de armazenamento de 2 milhões de barris de óleo.

No ano passado, as empresas firmaram um contrato de engenharia de pré-detalhamento (FEED) referente aos investimentos iniciais. "Com a oficialização da segunda fase do projeto, a MODEC prosseguirá com a engenharia, aquisição, construção e instalação (EPCI) da plataforma, bem como o contrato de serviço para a operação e manutenção do FPSO no início de sua produção."

Divulgação

A embarcação será a primeira aplicação do M350, modelo de casco novo (new hull) desenvolvido pela MODEC para acomodar topsides maiores, capacidade de armazenamento expandida em comparação com os navios-tanque convencionais e vida útil mais longa. O FPSO também contará com um Sistema de Geração de Energia em Ciclo Combinado, que ajudará na redução das emissões de CO² durante a fase de operação.

A plataforma operará nos blocos de BM-S-8 e Norte de Carcará, no pré-sal da Bacia de Santos, localizado a uma distância de 185 km do litoral do município de Ilhabela (SP). Ela ficará permanentemente em uma lâmina d’água de aproximadamente 2.050 metros e o sistema de amarração será fornecido pela SOFEC, uma empresa do grupo MODEC.

Esta será a 17ª plataforma da empresa destinada ao Brasil e a 9ª projetada para a região do pré-sal. Globalmente, a MODEC possui sete embarcações em construção no momento – cinco delas para o Brasil. Este será o primeiro FPSO desenvolvido pela empresa para a Equinor, que opera o campo em conjunto com a ExxonMobil (40%), Petrogal Brasil (20%) e Pré-sal Petróleo SA (PPSA).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Oferta Permanente
ANP aprova nova versão do edital com a inclusão de 275 b...
18/11/25
Reconhecimento
Copa Energia avança no Ranking 100 Open Startups e é rec...
18/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
Firjan
Rio de Janeiro tem superávit de US$ 8,7 bilhões na balan...
18/11/25
Petrobras
Região da RPBC irá receber R$ 29 milhões em projetos soc...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
Gás Natural
Decisão da ANP sobre revisão tarifária de transporte vai...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Alerta na COP30: sem eletrificação, indústria não cumpri...
17/11/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana valorizados
17/11/25
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.