Pré-sal

MODEC assina com Equinor contrato de engenharia e construção do FPSO para o campo de Bacalhau, BS

Redação TN Petróleo/Assessoria
04/06/2021 10:18
MODEC assina com Equinor contrato de engenharia e construção do FPSO para o campo de Bacalhau, BS Imagem: Divulgação Visualizações: 2756

A MODEC anuncia que recebeu da Equinor, no dia 1º de junho, a decisão final de investimento para o desenvolvimento da plataforma que será destinada ao campo de Bacalhau, anteriormente chamado de Carcará, na Bacia de Santos. O FPSO será um dos maiores já desenvolvidos para o Brasil e terá a capacidade de produzir diariamente até 220 mil barris de óleo e 15 milhões de metros cúbicos de gás, com uma capacidade mínima de armazenamento de 2 milhões de barris de óleo.

No ano passado, as empresas firmaram um contrato de engenharia de pré-detalhamento (FEED) referente aos investimentos iniciais. "Com a oficialização da segunda fase do projeto, a MODEC prosseguirá com a engenharia, aquisição, construção e instalação (EPCI) da plataforma, bem como o contrato de serviço para a operação e manutenção do FPSO no início de sua produção."

Divulgação

A embarcação será a primeira aplicação do M350, modelo de casco novo (new hull) desenvolvido pela MODEC para acomodar topsides maiores, capacidade de armazenamento expandida em comparação com os navios-tanque convencionais e vida útil mais longa. O FPSO também contará com um Sistema de Geração de Energia em Ciclo Combinado, que ajudará na redução das emissões de CO² durante a fase de operação.

A plataforma operará nos blocos de BM-S-8 e Norte de Carcará, no pré-sal da Bacia de Santos, localizado a uma distância de 185 km do litoral do município de Ilhabela (SP). Ela ficará permanentemente em uma lâmina d’água de aproximadamente 2.050 metros e o sistema de amarração será fornecido pela SOFEC, uma empresa do grupo MODEC.

Esta será a 17ª plataforma da empresa destinada ao Brasil e a 9ª projetada para a região do pré-sal. Globalmente, a MODEC possui sete embarcações em construção no momento – cinco delas para o Brasil. Este será o primeiro FPSO desenvolvido pela empresa para a Equinor, que opera o campo em conjunto com a ExxonMobil (40%), Petrogal Brasil (20%) e Pré-sal Petróleo SA (PPSA).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Alta eficiência amplia refino e aumenta produção de comb...
22/01/26
Combustíveis
IBP: Decisão da ANP garante segurança de abastecimento e...
22/01/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
21/01/26
Drilling
Navio-sonda Norbe IX, da Foresea, passa por manutenção p...
21/01/26
Biocombustíveis
Sifaeg destaca novo ciclo de investimentos e consolidaçã...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
PD&I
CEPETRO e Universidade Tecnológica da PETRONAS desenvolv...
19/01/26
Pessoas
Zilor anuncia novo Diretor de Pessoas
19/01/26
Navegação
Petrobras e Transpetro assinam contratos do Programa Mar...
19/01/26
Etanol
Indicadores Cepea mostram etanol hidratado em alta no me...
19/01/26
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.