acesso a redes sociais
  • RSS
  • twitter
tabela de conversão
  • tabela de conversão
Anunciante no Portal Naval
  • anunciar no site
Resultado

Movimentação de cargas nos portos privados cresce quase 10% entre janeiro e abril

23/06/2021 | 09h17
Movimentação de cargas nos portos privados cresce quase 10% entre janeiro e abril
Murillo Barbosa da ATP Murillo Barbosa da ATP

Os TUPs (Terminais de Uso Privado) movimentaram 249,7 milhões de toneladas de cargas nos primeiros quatro meses de 2021, o que representa crescimento de 9,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. A movimentação total — portos públicos e privados — foi de 380,4 milhões de toneladas no período, com incremento de 9,73%.

DivulgaçãoO presidente da ATP Associação de Terminais Portuários Privados), Murillo Barbosa (foto) aponta que os TUPs foram responsáveis por 65,62% da movimentação total de cargas no quadrimestre e destaca a intensa contribuição dos TUPs para a economia nacional, desde o início da pandemia de Covid-19 no país.

"Apesar da crise imposta pela pandemia, os portos privados não pararam e seguiram apresentando números ascendentes na movimentação de cargas e, assim, contribuindo tanto para o superavit da balança comercial brasileira, como para o recente cenário de recuperação econômica dos últimos meses", analisa.

Os perfis de cargas que apresentaram maior crescimento em movimentação nos portos privados no período foram carga geral (+18,8%), contêiner (+16,3%), granel líquido e gasoso (+15%) e granel sólido (+5,85%), que se manteve com maior volume total de movimentação, com 139,12 milhões de toneladas.

Barbosa destaca a evolução da movimentação de cargas nos TUPs associados da ATP, como o Terminal Marítimo Ponta Ubu, com 1,7 milhões de toneladas a mais (+392,3%), Porto do Açu - Terminal Tmult e TCAR, com incremento de 200 mil toneladas (+136,7%), e o Terminal Aquaviário de São Francisco Do Sul, com 3,7 milhões de toneladas a mais (+136,2%).

Os números foram divulgados pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e podem ser encontrados no DataPort, banco de dados da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) que reúne informações atualizadas do setor portuário em uma única plataforma.

Fonte: Redação TN Petróleo/Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar
separador menu