Os portos organizados e terminais privados brasileiros movimentaram 245,8 milhões de toneladas brutas no 3º trimestre de 2013, oito milhões de toneladas a mais do que em 2012, o que representou um crescimento de 3,4% em relação ao terceiro trimestre do ano passado.
No 3º trimestre de 2013, foram movimentados 54,1 milhões de toneladas de granéis líquidos, volume 1,8% superior ao montante deste tipo de carga movimentado no mesmo período do ano anterior, e 35,7 milhões de toneladas no segmento de carga geral (carga geral solta + carga geral conteinerizada), o que representou um incremento de 6% em relação ao terceiro trimestre de 2012.
A movimentação de granéis sólidos no terceiro trimestre de 2013 alcançou a marca de 156 milhões de toneladas brutas, representando um crescimento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No segmento de carga geral solta, foram movimentados 10,8 milhões de toneladas de mercadorias, registrando uma redução de 1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já na movimentação de contêineres, foram movimentados 2,2 milhões de TEUs, o que representou um incremento de 4,9% em relação aos mesmo período de 2012. Em termos de peso bruto, a movimentação de contêineres atingiu a marca de 24,8 milhões de toneladas no trimestre.
O destaque entre os principais grupos de mercadorias movimentadas no conjunto das instalações portuárias brasileiras no período foi a soja, que registrou um incremento de 51,7% frente a igual trimestre de 2012, com a movimentação de 4,3 milhões de toneladas. Entre as explicações do bom desempenho da soja no trimestre está a forte demanda chinesa.
A movimentação de minério de ferro, outro destaque entre as mercadorias, apresentou um incremento de 4,7% em relação ao mesmo período de 2012, com um acréscimo de 4,1 milhões de toneladas movimentadas. A China respondeu por 50,2% das vendas externas de minério de ferro brasileiro, no período julho/setembro de 2013.
Entre os principais grupos de mercadorias movimentadas no terceiro trimestre de 2013, as variações negativas no comparativo trimestral foram observadas para o carvão mineral (-22,6%), açúcar (-7,3%), fertilizantes e adubos (-6,8%) e bauxita (-5,5%).
Considerando-se os tipos de navegação, a movimentação de cargas na navegação de longo curso foi responsável por 75,2% do total de cargas movimentadas pelas instalações portuárias no período. Em seguida, ficou a cabotagem, com 20,7%, a navegação interior, com 3,7%, e outros tipos de navegação (apoio portuário e marítimo) com, aproximadamente, 0,4%. Já quanto à movimentação de contêineres, a cabotagem apresentou um crescimento expressivo de 25,2%, seguida pela navegação de longo curso, que apresentou um crescimento de 5,8% no comparativo trimestral.
Produzido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o Boletim de Desempenho Portuário do 3º trimestre de 2013, com a íntegra dos resultados da movimentação dos portos e terminais do país, está disponível
online.
Instalações portuárias
No comparativo do 3º trimestre 2013/2012, os portos organizados apresentaram um melhor desempenho na tonelagem movimentada em relação aos terminais privados. Contudo, os TUPs foram responsáveis pela maior parte da movimentação das cargas no período, com 62,6%, contra 37,4% dos portos organizados.
No 3º trimestre de 2013, os portos organizados movimentaram 92 milhões de toneladas de carga bruta, registrando expansão de 5,9% em relação a igual trimestre de 2012. Destacaram-se, os portos de Itaguaí, que registrou um incremento de 1,8 milhões de toneladas, Santos, com 1,5 milhões de toneladas, e Rio Grande, com 1,2 milhões de toneladas.
Os portos de Itaqui e Vila do Conde, por sua vez, apresentaram queda na sua movimentação no comparativo entre o terceiro trimestre de 2013 e igual período de 2012, registrando redução na movimentação de 0,5 milhões e 0,4 milhões de toneladas, respectivamente.
“Em parte, o desempenho dos principais portos é reflexo das oscilações, positivas e negativas, dos mercados de algumas mercadorias, cujas participações são expressivas em determinados portos”, explicou o gerente de Estudos e Desempenho Portuário da Antaq, Fernando Serra.
Dentre os dez principais portos organizados, o Porto de Santos destacou-se na primeira posição, ao movimentar 27,6 milhões de toneladas no terceiro trimestre de 2013. O crescimento da movimentação de soja (57,7%), de combustíveis e óleos minerais (25,3%) e de contêineres (5,3%) contribuiu para esse resultado.
Já os terminais privados movimentaram 153,8 milhões de toneladas brutas no terceiro trimestre de 2013, o que representou um crescimento de 1,9% frente ao mesmo período de 2012. Os dez principais terminais concentraram 72,7% das cargas movimentadas nos terminais privados.
Os terminais que movimentaram a maior quantidade de cargas no terceiro trimestre de 2013 foram CVRD Tubarão, Ponta da Madeira, Almirante Barroso, MBR, Almirante Maximiano da Fonseca e Madre de Deus, sendo as principais cargas movimentadas pelos TUPs minério de ferro, combustíveis e óleos minerais, bauxita, soja, carvão mineral e produtos siderúrgicos.