Cabotagem

MP da cabotagem não se estenderá a outros tipos de navegação, diz ministro

Redação/Assessoria
05/09/2019 21:04
MP da cabotagem não se estenderá a outros tipos de navegação, diz ministro Imagem: Divulgação Visualizações: 1497

O ministro da infraestrutura, Tarcísio de Freitas (foto), assegurou a representantes da construção naval que a medida provisória que flexibilizará as regras da navegação de cabotagem não será estendida a embarcações de apoio marítimo, apoio portuário, navegação interior e navios petroleiros. Em reunião na última segunda-feira (2), em Brasília, o chefe da pasta concordou com a ideia de criar um fundo garantidor para viabilizar as contratações de navios de grande porte a serem construídos pelos estaleiros de grande porte nacionais e informou que faria gestões nesse sentido junto ao Ministério da Economia.

Na ocasião foi discutida a situação geral da indústria naval e offshore em meio às discussões do BR do Mar, programa previsto para ser lançado em outubro sob a forma de MP. Os estaleiros estiveram representados pelo presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Ariovaldo Rocha, e pelo vice-presidente executivo da entidade, Sérgio Bacci. O ministro estava acompanhado do secretário nacional de portos e transportes aquaviários, Diogo Piloni, do diretor do departamento de hidrovias e navegação, Dino Batista, e da assessora do ministério, Cristiane Peralta.

O Sinaval também pediu a ajuda do ministro no sentido de estender os prazos de carência e de pagamentos dos financiamentos concedidos pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM) para a construção ou modernização de estaleiros. Outro pleito do setor é a aprovação da proposta que destina até 10% do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) à construção e reparação de navios da Marinha necessários ao programa de reaparelhamento da esquadra.

O sindicato manifestou ainda a necessidade de a Petrobras retomar as contratações de plataformas, grandes navios e barcos de apoio marítimo no Brasil nos próximos anos. Segundo o Sinaval, o ministro da infraestrutura ressaltou que a pasta não tem como interferir na política de contratações da Petrobras, mas disse acreditar que, com a realização dos novos leilões do setor de petróleo e gás, haverá demanda também para a produção no Brasil.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Branded Content
Corrosão no offshore: o desafio de proteger o aço onde p...
06/11/26
Drilling
Norbe VIII, da Foresea, está pronta para atuar em águas ...
05/11/26
Qualificação Profissional
Camorim inicia segunda turma do curso de Moço de Máquina...
04/11/26
Resultado
Com 6,120 milhões de boe/d, produção de petróleo e gás n...
03/11/26
Pré-Sal
Com 180 mil barris por dia, P-78 (Búzios 6) atinge topo ...
03/11/26
PPSA
Petrochina, CNOOC e Petrobras e vencem 10º Leilão Spot d...
30/10/26
Resultado
Foresea registra receita líquida de US$179 milhões e ele...
29/10/26
Firjan
Resultados dos recentes leilões de óleo e gás impulsiona...
28/10/26
Royalties
Valores referentes à produção de agosto foram distribuíd...
28/10/26
PPSA
PPSA realiza 10º Leilão Spot na próxima quarta-feira
26/10/26
Firjan
Boletim Rio Exporta destaca que estado do Rio obtém cres...
22/10/26
Pré-Sal
P-82 inicia viagem rumo ao Brasil
20/10/26
Resultado
Produção de petróleo da União marca 313 mil barris por d...
19/10/26
Resultado
Petrobras alcança R$ 800 bilhões em valor de mercado e r...
16/10/26
Bacia de Santos
Bacalhau completa primeiro ano de produção nos 25 anos d...
15/10/26
Bacia de Santos
Acordos de equalizações referentes às Jazidas Compartilh...
15/10/26
Margem Equatorial
Governo do Amapá tem acordo formalizado com Transpetro e...
14/10/26
Drilling
Constellation obtém certificação em tecnologia pioneira ...
09/10/26
Bacia de Campos
PRIO vence leilão de Oferta Permanente de Partilha da Pr...
09/10/26
Resultado
Oferta Permanente de Concessão (OPC): 6º Ciclo tem maior...
08/10/26
Gás Natural
PPSA publica edital do 1º Leilão de Gás Natural da União
08/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.