Reconhecimento

MPX recebe Prêmio ECO por Programa de Realocação no Maranhão

A MPX, empresa do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, recebeu nesta sexta-feira (19), o Prêmio ECO 2010, um dos mais importantes no Brasil no reconhecimento de empresas comprometidas com os princípios e práticas de cidadania empresarial e do desenvolvimento sustentável. Concedido pela Câmar

Redação
19/11/2010 15:03
Visualizações: 1174
A MPX, empresa do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, recebeu nesta sexta-feira (19), o Prêmio ECO 2010, um dos mais importantes no Brasil no reconhecimento de empresas comprometidas com os princípios e práticas de cidadania empresarial e do desenvolvimento sustentável. Concedido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) e pelo jornal Valor Econômico, a MPX foi uma das vencedoras na categoria Sustentabilidade em Novos Projetos pelo programa de realocação realizado em Itaqui, no Maranhão. A empresa foi representada pelo Diretor de Sustentabilidade do Grupo EBX, Paulo Monteiro, um dos idealizadores do projeto.


Antes de começar a construir a termelétrica MPX Itaqui, a MPX assumiu o compromisso de indenizar moradores da comunidade Vila Madureira, onde viviam 95 famílias em situação precária. As casas eram cobertas de palha e paredes de barro. Não havia infraestrutura, tampouco saneamento. Algumas dessas famílias sobreviviam da coleta de lixo clandestino. As famílias foram transferidas para a Vila Residencial Nova Canaã, em Paço do Lumiar, a 30 quilômetros de São Luís. Foram elas que escolheram o lugar em que iriam morar, depois de a MPX apresentar algumas opções.


As casas têm escritura e foram entregues com geladeira, liquidificador, TV e computador. Em Nova Canaã, há igrejas, campo de futebol, parque infantil, escola, sede para associação de moradores, praça e mercado. A MPX destinou uma área de 60 hectares de solo fértil para implantação do Projeto de Desenvolvimento Agrícola, que contempla assistência técnica por três anos, preparo do solo, fornecimento de insumos agrícolas e capacitação de mão de obra para produção. Quem não desenvolvia atividade agrícola recebeu uma área de seis hectares para desenvolvimento de horta comunitária.


Para o diretor de sustentabilidade da empresa, o programa teve um papel transformacional na vida das pessoas, melhorando de forma significativa a qualidade de vida da população.


“Você observa aquelas crianças que andavam no lixo e, agora, brincam de ciranda e vão para escola. Elas, que sonhavam em ter lixo para comer no dia seguinte, hoje sonham em estudar na universidade. Oferecemos a essas famílias a oportunidade de realizarem seus sonhos, de se tornarem cidadãos dignos”, exalta Paulo Monteiro.


Para o presidente da MPX, Eduardo Karrer, o reconhecimento nacional é fruto de um projeto sobre todos os aspectos emblemático, baseado nas melhores práticas de sustentabilidade e de responsabilidade socioambiental adotadas no Brasil e no mundo.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.