Acordo

Mubadala Capital e Petrobras assinam Memorando de Entendimento para explorar oportunidades de cooperação em projeto de biocombustível na Bahia

O acordo se concentra no projeto de biocombustível que está sendo desenvolvido atualmente no Brasil

Redação TN Petróleo/Assessoria
04/09/2023 08:04
Mubadala Capital e Petrobras assinam Memorando de Entendimento para explorar oportunidades de cooperação em projeto de biocombustível na Bahia Imagem: Divulgação Visualizações: 2185

A Mubadala Capital, empresa global de gestão de ativos no valor de US$ 20 bilhões, e a Petrobras, empresa brasileira de energia integrada, assinaram hoje um Memorando de Entendimento (MOU) que permitirá que as duas empresas explorem um possível investimento da Petrobras em um projeto de biocombustível em desenvolvimento pela Mubadala Capital na Bahia.

O MOU se baseia em um acordo assinado em abril de 2023 entre a Acelen e o estado da Bahia para desenvolver um projeto da biorrefinaria, que produzirá diesel renovável e combustível de aviação sustentável a partir da macaúba, uma árvore nativa brasileira.

Sobre a assinatura do MOU, Oscar Fahlgren, CIO (Chief Investment Officer) e Diretor Geral da Mubadala Capital do Brasil, disse: "A produção de energia renovável a partir de culturas agrícolas nativas brasileiras é um empreendimento inovador, com o potencial de transformar positivamente o Brasil e o cenário global de energia para as próximas gerações. Esse acordo ressalta o compromisso compartilhado das duas empresas com a transição energética. Estamos entusiasmados em trabalhar com a Petrobras para criar um produto novo e neutro em carbono que acelerará a transição para um futuro sustentável".

"Este Memorando de Entendimento está alinhado com nossa visão estratégica, que busca preparar a Petrobras para um futuro mais sustentável e contribuir para o sucesso de nossos planos de transição energética. Estamos entusiasmados em explorar oportunidades de investimento nesse projeto, que acreditamos, diversificará ainda mais o portfólio da empresa e apoiará nossa meta de nos tornarmos neutros em termos de emissões até 2050," reforça o presidente da Petrobras Jean Paul Prates.

 

Sobre Mubadala Capital

Mubadala Capital é a subsidiária integral de gestão de ativos da Mubadala Investment Company, um dos principais investidores globais com sede em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A Mubadala Capital administra cerca de US$ 20 bilhões em investimentos próprios e em capital de terceiros em nome de investidores institucionais, incluindo quatro fundos de private equity, quatro fundos de risco em estágio inicial, dois fundos no Brasil focados em oportunidades especiais e uma estratégia de investimento perene altamente diversificada com foco em oportunidades do mercado privado, bem como uma série de veículos de co-investimento, SPVs e fundos de continuação. A Mubadala Capital tem escritórios em Nova York, São Francisco, Londres, Rio de Janeiro e Abu Dhabi. Para saber mais, acesse: www.mubadalacapital.ae

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.