Mulheres na indústria

Mulheres offshore: cresce o interesse do público feminino no trabalho embarcado

Programa Reação Offshore, apoiado pela PRIO, viu crescer em 20% inscrições feminina.

Redação TN Petróleo/Assessoria PRIO
20/03/2025 13:08
Mulheres offshore: cresce o interesse do público feminino no trabalho embarcado Imagem: Divulgação PRIO Visualizações: 3041

Foi o tempo em que trabalhar embarcado não gerava interesse do público feminino. Iniciativas do setor, como o Reação Offshore, têm visto maior procura das mulheres ano após ano. Em 2024, o curso de qualificação apoiado pela PRIO, maior empresa independente de petróleo e gás da América Latina, registrou aumento de 20% no número de mulheres inscritas.
 
Criado em 2022 com o objetivo de capacitar profissionais para o mercado de óleo e gás, o Reação Offshore é fruto de uma parceria entre o Todos na Luta, Instituto Reação e Firjan SENAI, e já formou mais de 470 pessoas. Só a PRIO, apoiadora do projeto, já empregou quase 100 alunos, além de outros tantos que conseguiram oportunidades em outras empresas do setor por meio da formação.

Anna Clara, de 21 anos, é uma das ex-alunas que foram contratadas pela empresa. A moradora da Rocinha viu no mundo offshore a oportunidade de mudar de vida e ajudar sua família. "Nunca tinha pensado em trabalhar em uma plataforma de petróleo", lembra. "Depois do Reação Offshore, tenho uma nova perspectiva. Saímos do sufoco financeiro e agora consigo fazer planos para o futuro", destaca a Almoxarife Offshore na plataforma de Tubarão Martelo, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.
 
Há quase 15 anos atuando no setor de óleo e gás, Dirlaine Oliveira é Gerente de Operações na PRIO, e responsável pelo Cluster Polvo-TBMT. Está na empresa desde 2020, já tendo ocupado posições nos times de Operações e Pessoas, passando por cadeiras como Engenheira de Produção, OIM, Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas e, mais recentemente, Engenheira de Operações. É formada em Engenharia de Petróleo pela UFRJ e pós-graduada em Gerenciamento de Projetos na FGV.
 
"Quis começar o percurso de um jeito diferente, focando na minha carreira. Ganhei bastante experiência offshore, embora tenha me exigido bastante em termos profissionais e pessoais. É uma rotina difícil de conciliar com quem está do lado de fora. Para mulheres, mais ainda", avalia. "Se pudesse dar uma dica, falaria para as interessadas em ingressarem no setor nunca deixarem ninguém dizer que elas não podem fazer alguma coisa, nem mesmo pessoas do seu convivo familiar, e sempre acreditarem em si, nas suas convicções e vontades", completa.
 
Elida Gurgel, gerente de Pessoas e Performance da PRIO, enxerga como positivo o maior interesse feminino no modelo de trabalho embarcado.
 
"De forma geral, é um grande desafio. Ficar longe da família e perder celebrações importantes fazem parte da rotina de quem trabalha offshore. Por outro lado, há mais possibilidades de desenvolvimento de carreira, salários e benefícios mais competitivos", lembra a executiva, engenheira de formação com mais de 20 anos de experiência no trabalho embarcado.

Prazer, PRIO - Somos a maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, pioneira na recuperação e aumento da vida útil de campos em produção. Criada em 2015 e atualmente com cinco ativos próprios na Bacia de Campos, temos foco na excelência e na busca por eficiência operacional, priorizando a segurança das operações e o zelo com as pessoas e com a preservação do meio ambiente.     
 
Carioca, a PRIO tem um propósito que supera o O&>: queremos extrair o melhor da nossa energia para transformar o Brasil em um lugar mais eficiente. Além disso, buscamos envolver e devolver esse crescimento para a sociedade por meio do incentivo a iniciativas conectadas ao esporte, à cultura e à educação – que fazem parte do da nossa plataforma de patrocínios I

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Porto do Açu bate recorde histórico em movimentações
13/03/26
Resultado
Portos brasileiros movimentaram 104 milhões de toneladas...
13/03/26
Pré-Sal
Shell conclui assinatura de contratos de alienação que a...
12/03/26
Bacia de Santos
Brasil: Início da Operação de Lapa Sudoeste
11/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
Indústria Naval
SPE Águas Azuis realiza entrega da Fragata "Tamandaré" -...
06/03/26
Transpetro
Lucro líquido é 22% superior a 2024 e reflete novo momen...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
O mar é delas: a luta feminina por protagonismo no set...
05/03/26
Pré-Sal
PPSA realiza segunda etapa do 5º Leilão Spot da União do...
04/03/26
Apoio Offshore
OceanPact e CBO anunciam combinação de negócios
04/03/26
Parceria
Wiise e Petrobras firmam parceria para aplicar IA na seg...
03/03/26
Posicionamento IBP
Conflito no Oriente Médio
03/03/26
Terminais
Leilões de três terminais portuários garantem mais de R$...
27/02/26
Exportações
Vast bate recorde de embarques de óleo cru para exportaç...
26/02/26
Apoio Marítimo
Svitzer Cassino chega para impulsionar operações no Port...
26/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
Concessões
Ministério de Portos e Aeroportos envia à Antaq projeto ...
25/02/26
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
23/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
Portos
Fundo da Marinha Mercante aprova projetos portuários com...
13/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.