MME

Na Bahia, MME apresenta possibilidades para a transição energética

Evento discutiu a formação de um hub de Cadeia de Hidrogênio Verde e seus derivados.

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
11/06/2024 13:05
Na Bahia, MME apresenta possibilidades para a transição energética Imagem: Divulgação MME Visualizações: 1954

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, na tarde dessa segunda-feira (10), do Workshop Bahia – Estado Sede do Refino Verde no Mundo. Representando o ministro Alexandre Silveira (foto), o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Mendes, apresentou o Painel 8 do evento: “A transição energética brasileira: possibilidades para o desenvolvimento nacional e a geração de empregos e renda”.

O workshop aconteceu na sede da FIEB, em Salvador/BA. O objetivo é atrair instituições e empresas que possam aderir à ideia de fomento à criação e implementação de um empreendimento, com a participação de grandes companhias do setor, a ser instalado no Polo de Camaçari, onde será produzido hidrogênio verde e seus derivados.

A expectativa com o debate é que seja consolidada uma política de fortalecimento para o desenvolvimento no estado de um “hub” de Cadeia de Hidrogênio Verde e seus derivados.

Para Pietro Mendes, a transição energética precisa incluir o desenvolvimento social com geração de emprego e renda por meio da inclusão da agricultura familiar e de catadores à cadeia produtiva. Ele também ressaltou a importância de se considerar os critérios sustentáveis para uma transição energética eficaz. “É preciso avançar na harmonização dos critérios de biomassa sustentável para assegurar o reconhecimento internacional da produção sustentável de biocombustíveis”, afirmou.

O evento foi promovido pelo Governo do Estado da Bahia. Além do MME, estiveram presentes representantes e técnicos da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Federação Única dos Petroleiros (FUP) e do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (INEEP). Participaram da mesa com Pietro Mendes o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar; o diretor Executivo de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França; a diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.