Eólica Offshore

Na China, primeira turbina eólica offshore de 8MW é instalada pela Shanghai Electric

Redação/Assessoria
16/06/2020 12:24
Visualizações: 1561 (0) (0) (0) (0)

A Shanghai Electric divulgou ontem, 15/06, que a primeira turbina eólica offshore de 8 MW da China já está entrando em operação. O lançamento da turbina, que tem tecnologia de "arranque autógeno" ("black start"), demonstra que a empresa já pode aceitar pedidos em grande quantidade no mercado de turbina eólicas offshore de 8MW. A empresa também revelou planos para explorar ainda mais soluções que baseadas em energia renovável integraram sistemas de energia – combinando energia eólica, energia solar e sistemas de armazenamento de energia, aliados a internet das coisas industrial 5G+.

A turbina offshore de 8MW-167 é a turbina eólica em operação com a maior capacidade na China. Comparada com a turbina eólica de 7MW-154, a turbina D8 produz 20% mais eletricidade e reduz o custo nivelado da eletricidade (LCOE – Levelised Cost of Electricity) em cerca de 11%. A turbina de 8MW é o resultado de um contrato assinado em março de 2018 com a Siemens Gamesa Renewable Energy (SGRE), que dá à empresa uma licença para produzir e vender máquinas offshore 8.0-167DD da SGRE no mercado chinês.

Divulgação

A Shanghai Electric está agora em uma posição privilegiada para capitalizar o crescente mercado chinês de turbinas offshore, onde até 26GW podem estar conectados à rede até o final de 2025. A empresa prevê a criação de uma solução de energia limpa integrada que amplia o limite da liberação do potencial de energia solar e eólica.

A turbina eólica offshore de 8MW tem lâminas de 81,4 m, produzindo um diâmetro de rotação de 167 m e uma área varrida de 21.900 m2. Ela foi testada em terra no parque industrial offshore de Haojiang em Shantou. O projeto de demonstração para uma solução de energia limpa integrada também tem uma turbina eólica offshore de 4MW e fotovoltaicos em telhados de 2,42MW. Ele também incorpora armazenamento de energia, equipamento de pilha de carga com capacidade de 2MWh, um conjunto de sistemas de controle de ambiente de construção inteligente, internet das coisas industrial 5G+, centro de controle de microrrede e sistema de gerenciamento de energia, entre todos os outros elementos.

A solução foi modificada para lidar com condições na região da Ásia-Pacífico, tais como tufões e tempestades tropicais, que poderiam danificar seriamente a infraestrutura da rede e até mesmo levar a quedas de energia na área. A restauração da microrrede a partir da condição de arranque autógeno é, portanto, importante para as operadoras de microrredes. Com o "arranque autógeno", o projeto de energia inteligente fornece uma forte garantia para uma operação estável do parque industrial.

A equipe do Projeto da Shanghai Electric usou baterias de lítio como uma fonte de energia de apoio, de forma que o Sistema de Conversão de Energia pode regular a voltagem e a frequência para o valor de referência. Quando a turbina de 8MW vai para um estado ocioso, que sincroniza e conecta a voltagem de barramento da microrrede, e o vento atinge a velocidade de corte, a turbina eólica começa oficialmente a gerar energia, então a equipe pode aumentar a carga, ao mesmo tempo que retém a frequência do sistema, até que a microrrede esteja operando no modo de carga total. Graças à excelente amigabilidade da turbina de 8MW e poderoso MGCC, todo o processo é conectado à rede elétrica com zero impacto.

Institucional

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
Resultado
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.