Agência Petrobras
A Petrobras iniciou, na última segunda-feira (15/08), paradas programadas de manutenção de duas unidades de produção da Refinaria de Paulínia (Replan): as unidades de Destilação e de Coqueamento.
As unidades em parada fazem parte do processo de refino de petróleo. A Destilação é a etapa inicial do processo, na qual o petróleo é aquecido e ocorre a separação física de derivados, como o diesel, o querosene de aviação, nafta, óleo combustível, entre outros. A unidade de Coqueamento faz parte da etapa de conversão, em que os compostos mais pesados são convertidos em produtos mais leves, como o diesel, nafta e GLP, aumentando o aproveitamento do petróleo.
A parada de manutenção é um procedimento de rotina nas instalações industriais da Petrobras, realizadas com o objetivo de manter a segurança, restabelecer as capacidades operacionais e promover melhorias no processo produtivo.
Durante o período de manutenção, serão executados serviços nos equipamentos das duas unidades, como inspeção, reparos e substituição de componentes.
Para a execução dos serviços, foram contratadas oito empresas, que atuarão nas frentes de trabalho, contando com cerca de 3.500 trabalhadores no total. Esse contingente de profissionais é demandado de forma escalonada durante o período das paradas.
Mercado
A Replan é a maior refinaria da Petrobras, responsável por cerca de 20% de todo o refino de petróleo da companhia, e sua produção abrange 30% do território brasileiro. Em julho, a Replan atingiu o recorde de produção mensal de diesel S-10, com a marca de 3.196 mil barris, o que permitiu aumentar o estoque do produto.
Durante a manutenção, parte da refinaria seguirá em operação e o atendimento aos compromissos comerciais será mantido, sem comprometimento dos contratos firmados junto aos clientes.
Fale Conosco