Termelétrica

Na UTE Porto de Sergipe I, GE Grid Solutions completa último marco do escopo de Alta Tensão

Redação/Assessoria
24/10/2019 20:24
Visualizações: 1448 (0) (0) (0) (0)

A GE Grid Solutions, negócio da GE Renewable Energy, realizou a energização dos transformadores das turbinas a gás da Usina Termelétrica Porto de Sergipe I, da Celse, em Barra dos Coqueiros. Esta energização representa o mais importante marco da Grid Solutions na construção da usina que, quando estiver em funcionamento, será uma das maiores e mais modernas térmicas movidas a gás da América Latina.

O sucesso da energização dos transformadores, atividade realizada pelos profissionais da GE, é extremamente importante para a conclusão das atividades de teste da planta, uma vez que permite a conexão da usina à rede elétrica nacional pelo sistema de transmissão de 500kV, para alimentação elétrica da usina enquanto a planta ainda não produz energia. Este procedimento conhecido como “backfeed” possibilita a realização de uma série de testes que só podem ser realizados com a alta potência disponível na rede elétrica.

“Trata-se da última etapa de nosso fornecimento para a UTE Porto de Sergipe I. Havíamos feito toda a energização da usina em abril deste ano e, agora, com a autorização do ONS para a energização dos transformadores, pudemos finalizar a etapa mais crítica do fornecimento da Grid Solutions. Este último milestone fecha, com chave de ouro, uma série de ações bem-sucedidas, desde a entrega dos projetos executivos, a montagem dos 34km de linhas de transmissão, a construção civil e a instalação dos equipamentos das subestações de alta tensão pelo nosso time”, comemora Sebastien Marlier, diretor de projetos da GE Grid Solutions.

Agora, após a conclusão do backfeed e a alimentação da usina, a equipe da GE pode passar para as etapas finais de comissionamento dos equipamentos mais pesados da térmica, realizados com energia vinda da rede elétrica. “O sucesso dessa etapa será crucial para a finalização dos testes das três turbinas a gás natural e a turbina a vapor, e o início dos testes a quente, com queima de gás, conhecidos como ‘first fire’ “, lembra Marlier.

Em regime de operação normal, o papel de cada transformador é elevar a tensão de 25kV produzida pelas quatro turbinas da usina para 500 kV e enviá-la para a linha de transmissão de 34km de extensão, que fará a distribuição ao sistema elétrico nacional. Os 4 transformadores elevadores de potência, chamados de “step-up transformers” totalizam 879 toneladas e foram produzidos pela GE no Brasil, na planta de Canoas (RS).

O contrato da GE Grid Solutions com a Centrais Elétricas de Sergipe – Celse - engloba desde a entrega do projeto básico, instalação de todos os equipamentos de alta tensão, construção da linha de transmissão, instalação de duas subestações destinadas à transformação, mediação, proteção e manobra de eletricidade produzida pela planta. Quando entrar em operação comercial, no início de 2020, a UTE Porto de Sergipe I terá uma capacidade de geração de 1.5 GW, atendendo até 15% da demanda energética da região Nordeste, gerando energia para os lares de 20 milhões de brasileiros. A usina pode quadruplicar a geração anual de energia de Sergipe e tornar o menor estado brasileiro o segundo maior gerador de energia da região.

Sobre a GE Renewable Energy

A GE Renewable Energy é um negócio de U$ 15 bilhões que combina um dos mais abrangentes portfólios da indústria de energia renovável e oferece soluções completas para seus clientes, que exigem energia limpa, acessível e confiável. Combinando soluções para a geração de energia eólica onshore e offshore, aerogeradores, hidrelétricas, armazenamento de energia, usinas solares e transmissão e distribuição, além de oferecer serviços digitais e sistemas híbridos renováveis, a GE Renewable Energy já instalou mais de 400 GW de energia renovável limpa e equipou mais de 90% das concessionárias de energia em todo o mundo com suas soluções. Com quase 40.000 funcionários em mais de 80 países, a GE Renewable Energy cria valor para os clientes que buscam potencializar o mundo com elétrons verdes acessíveis, confiáveis e sustentáveis.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biometano
Necta Gás Natural promove evento sobre as vantagens do b...
05/09/25
Combustíveis
IBP celebra avanço legislativo na tipificação de crimes ...
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa na próxima semana
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Grupo Omni Helicopters International leva drones de alta...
04/09/25
IBP
Devedor Contumaz: Aprovação no Senado representa avanço ...
04/09/25
Etanol
Nordeste mostra protagonismo em inovação tecnológica na ...
04/09/25
Reconhecimento
Supergasbras conquista Selo Ouro no Programa Brasileiro ...
03/09/25
Minas Gerais
Com investimento de R$ 314 milhões, centro pioneiro em p...
03/09/25
Copel
Presidente da EPE apresenta visão de futuro do setor elé...
03/09/25
Firjan
Indústria brasileira acumula quatro meses sem cresciment...
03/09/25
Firjan
Junto com a CNI, Firjan inicia missão empresarial nos EU...
03/09/25
Seminário
PPSA destaca potencial de upsides nas áreas que serão le...
02/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Brasil
ETANOL/CEPEA: Menor oferta sustenta preços em agosto pel...
02/09/25
Meio Ambiente
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 7...
01/09/25
Combustível
Etanol anidro e hidratado registram alta na última seman...
01/09/25
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23