Termelétrica

Na UTE Porto de Sergipe I, GE Grid Solutions completa último marco do escopo de Alta Tensão

Redação/Assessoria
24/10/2019 17:24
Visualizações: 2160

A GE Grid Solutions, negócio da GE Renewable Energy, realizou a energização dos transformadores das turbinas a gás da Usina Termelétrica Porto de Sergipe I, da Celse, em Barra dos Coqueiros. Esta energização representa o mais importante marco da Grid Solutions na construção da usina que, quando estiver em funcionamento, será uma das maiores e mais modernas térmicas movidas a gás da América Latina.

O sucesso da energização dos transformadores, atividade realizada pelos profissionais da GE, é extremamente importante para a conclusão das atividades de teste da planta, uma vez que permite a conexão da usina à rede elétrica nacional pelo sistema de transmissão de 500kV, para alimentação elétrica da usina enquanto a planta ainda não produz energia. Este procedimento conhecido como “backfeed” possibilita a realização de uma série de testes que só podem ser realizados com a alta potência disponível na rede elétrica.

“Trata-se da última etapa de nosso fornecimento para a UTE Porto de Sergipe I. Havíamos feito toda a energização da usina em abril deste ano e, agora, com a autorização do ONS para a energização dos transformadores, pudemos finalizar a etapa mais crítica do fornecimento da Grid Solutions. Este último milestone fecha, com chave de ouro, uma série de ações bem-sucedidas, desde a entrega dos projetos executivos, a montagem dos 34km de linhas de transmissão, a construção civil e a instalação dos equipamentos das subestações de alta tensão pelo nosso time”, comemora Sebastien Marlier, diretor de projetos da GE Grid Solutions.

Agora, após a conclusão do backfeed e a alimentação da usina, a equipe da GE pode passar para as etapas finais de comissionamento dos equipamentos mais pesados da térmica, realizados com energia vinda da rede elétrica. “O sucesso dessa etapa será crucial para a finalização dos testes das três turbinas a gás natural e a turbina a vapor, e o início dos testes a quente, com queima de gás, conhecidos como ‘first fire’ “, lembra Marlier.

Em regime de operação normal, o papel de cada transformador é elevar a tensão de 25kV produzida pelas quatro turbinas da usina para 500 kV e enviá-la para a linha de transmissão de 34km de extensão, que fará a distribuição ao sistema elétrico nacional. Os 4 transformadores elevadores de potência, chamados de “step-up transformers” totalizam 879 toneladas e foram produzidos pela GE no Brasil, na planta de Canoas (RS).

O contrato da GE Grid Solutions com a Centrais Elétricas de Sergipe – Celse - engloba desde a entrega do projeto básico, instalação de todos os equipamentos de alta tensão, construção da linha de transmissão, instalação de duas subestações destinadas à transformação, mediação, proteção e manobra de eletricidade produzida pela planta. Quando entrar em operação comercial, no início de 2020, a UTE Porto de Sergipe I terá uma capacidade de geração de 1.5 GW, atendendo até 15% da demanda energética da região Nordeste, gerando energia para os lares de 20 milhões de brasileiros. A usina pode quadruplicar a geração anual de energia de Sergipe e tornar o menor estado brasileiro o segundo maior gerador de energia da região.

Sobre a GE Renewable Energy

A GE Renewable Energy é um negócio de U$ 15 bilhões que combina um dos mais abrangentes portfólios da indústria de energia renovável e oferece soluções completas para seus clientes, que exigem energia limpa, acessível e confiável. Combinando soluções para a geração de energia eólica onshore e offshore, aerogeradores, hidrelétricas, armazenamento de energia, usinas solares e transmissão e distribuição, além de oferecer serviços digitais e sistemas híbridos renováveis, a GE Renewable Energy já instalou mais de 400 GW de energia renovável limpa e equipou mais de 90% das concessionárias de energia em todo o mundo com suas soluções. Com quase 40.000 funcionários em mais de 80 países, a GE Renewable Energy cria valor para os clientes que buscam potencializar o mundo com elétrons verdes acessíveis, confiáveis e sustentáveis.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Margem Equatorial pode mudar receitas de municípios e ab...
27/08/26
Transição Energética
Conferência reúne especialistas da academia, do mercado ...
27/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
27/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
Competição
Shell Eco-marathon Brasil: inspeção técnica define carro...
26/08/26
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.