ROG.e 2024

NAVE: ANP lança, em 23 e 24/9, programa direcionado a startups

Será durante o IUP Innovation Connections, evento paralelo à ROG.e.

Redação TN Petróleo, Agência ANP
19/09/2024 13:29
NAVE: ANP lança, em 23 e 24/9, programa direcionado a startups Imagem: Divulgação Visualizações: 3906

O NAVE ANP, programa de inovação abertaserá lançado nos dias 23 e 24/9, durante o IUP Innovation Connections, evento paralelo à ROG.e, que acontecerá no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. 

Durante o evento, serão conhecidas as regras da primeira edição do NAVE – Programa ANP de Empreendedorismo, como os requisitos para que startups, público-alvo da iniciativa, possam se inscrever e participar. Também serão divulgados os desafios do setor de energia a serem enfrentados pelas startups que forem selecionadas para a primeira edição.

Os recursos para o desenvolvimento do programa são aportados por empresas de energia, atendendo à cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&Iexistente nos contratos para exploração e produção de petróleo e/ou gás natural no Brasil. A cláusula prevê a aplicação, em PD&I, de percentual da receita bruta de campos com grande produção de petróleo e/ou gás natural, segundo condições específicas de cada modalidade de contrato.

O NAVE está previsto na Resolução ANP nº 918/2023 e sua primeira edição tem a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) como entidade gestora administrativa e financeira, a partir de acordo de cooperação firmado com a ANP.

Empresas de energia

As oito empresas de energia participantes da primeira edição do NAVE – Programa ANP de Empreendedorismo são: Petrogal Brasil, TotalEnergies, China National Petroleum Corporation (CNPC), Shell, ExxonMobil, Equinor, Repsol Sinopec e Petrobras. Para esta primeira edição, cada uma delas aportará o volume financeiro global de R$ 3,5 milhões.

Além da programação no IUP, nos dias 23 e 24/9, também está prevista a divulgação do NAVE em estandes dessas empresas na ROG.e.

Por que as startups devem participar do NAVE?

- Oportunidade – o programa prevê a captação de R$ 28 milhões para o desenvolvimento de desafios tecnológicos do setor de energia.

Visibilidade – o programa estimula o relacionamento com o ecossistema de inovação permitindo o estabelecimento de conexões estratégicas

Validação – as startups poderão testar e validar soluções tecnológicas junto às principais empresas do setor de energia.

Suporte – as startups terão o suporte de especialistas e infraestrutura para execução de POCs (Proof of Concept ou Prova de Conceito).

Desafios

Os desafios tecnológicos a serem abordados pelas startups na primeira edição do NAVE foram definidos conjuntamente pela ANP e pelas empresas participantes a partir dos seguintes macrotemas:

Exploração, produção, refino e descomissionamento
- Aumento da eficiência operacional e otimização de custos.

Segurança energética, armazenamento de energia e fontes alternativas
- Desenvolvimento de novos combustíveis low carbon, tecnologias híbridas e aumento na eficiência energética.

Transformação digital
- Uso da indústria 4.0, blockchain, IoT e IA para o aumento da eficiência de processos.

Impacto ESG na geração de energia e produção de combustíveis
- Impacto ambiental, social e governança.
Confiabilidade de sistemas, segurança operacional e proteção ambiental
- Segurança operacional, proteção da vida humana e do meio ambiente.

Acompanhe as próximas etapas do NAVE pelas redes sociais da ANP e pelo site da Agência: https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/tecnologia-meio-ambiente/nave.

PARCEIROS DE CONTEÚDO

        

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biometano
Produção de biometano cresce 75% no Brasil e amplia desa...
12/09/26
ANP
RenovaBio: ANP prorroga prazo para recebimento de contri...
12/09/26
ROG.e 2026
PPSA realiza 12 palestras na ROG.e sobre seus próximos l...
11/09/26
Gás Natural
PPSA firma acordo para contratar Petrobras como agente c...
11/09/26
Gás Natural
TBG lança consulta ao mercado para fornecimento de gás d...
10/09/26
Tecnologia e Inovação
Vallourec inicia obras de linha de produção no Brasil pa...
10/09/26
ExpoPostos & Conveniência
Segundo dia da ExpoPostos & Conveniência 2026 debate des...
10/09/26
PD&I
Projeto Heavy Oil Emulsions, liderado pela Unicamp, busc...
10/09/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preços seguem em alta com clima chuvoso
10/09/26
Águas Profundas
Firjan promove Agrega+Indústria Especial SEAP II e SEAP I
09/09/26
Expopostos & Conveniência
Vibra integra tecnologia, qualidade e serviços para ampl...
09/09/26
Comunicado
ANP implementará o Gov.BR Nível Ouro para acesso aos sis...
09/09/26
ABPIP
STJ julga fracking amanhã e ABPIP defende análise técnic...
08/09/26
Investimento
Naturgy lança segunda Chamada Pública para aquisição de ...
08/09/26
ANP
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica: live amanhã (9/9) es...
08/09/26
ANP
Aprovada resolução que revisa norma sobre tratamento dif...
04/09/26
Margem Equatorial
Ibama autoriza Petrobras a perfurar três novos poços na ...
04/09/26
Apoio Offshore
OceanPact conclui a aquisição do Estaleiro Dock Brasil
04/09/26
Evento
ExpoPostos & Conveniência confirma Amyr Klink, Mark Wohl...
04/09/26
ESG
Petrobras lidera ranking ESG no segmento de Petróleo, Gá...
04/09/26
ANP
Aprovada a indicação de 24 blocos na Bacia Potiguar para...
04/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25