Operação

Navio-laboratório parte do Rio para Antártica levando pesquisadores

O navio polar Almirante Maximiano partiu ontem (19) do Rio de Janeiro para a 28ª edição da Operação Antártica levando a bordo 106 pessoas, entre tripulantes, pilotos, mergulhadores e pesquisadores. É a primeira vez que a embarcação, que va

Agência Brasil
20/10/2009 07:27
Navio-laboratório parte do Rio para Antártica levando pesquisadores Visualizações: 717

O navio polar Almirante Maximiano partiu ontem (19) do Rio de Janeiro para a 28ª edição da Operação Antártica levando a bordo 106 pessoas, entre tripulantes, pilotos, mergulhadores e pesquisadores. É a primeira vez que a embarcação, que vai operar em conjunto com o navio oceanográfico Ary Rongel, viaja ao continente gelado.

De acordo com a Marinha, o objetivo é aumentar a capacidade logística e tecnológica do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), desenvolvido desde 1982, além de oferecer mais suporte à realização de pesquisas científicas e à coleta de dados hidroceanográficos naquela região. Desde 1984, o Brasil mantém a Estação Antártica Comandante Ferraz, na Ilha Rei George, a 130 quilômetros da Península Antártica.

Entre as pesquisas previstas no roteiro da expedição estão levantamentos topográficos, avaliação dos impactos das mudanças globais considerando a fauna e a flora locais, das mudanças antrópicas no meio ambiente marinho antártico e o processo de recuo das geleiras entre outros.

O comandante da embarcação, capitão de mar e guerra Sérgio Ricardo Segóvia Barbosa, explicou que as pesquisas poderão ser realizadas no interior do navio.

“Esse navio é o oposto do Ary Rongel, que é um navio de apoio logístico com alguma capacidade de pesquisa. Já esta embarcação é uma estação de trabalho flutuante, com três laboratórios a bordo, que têm larga capacidade de desenvolvimento de pesquisa em diversas áreas, como geologia, oceanografia, botânica, meteorologia, biologia. As duas embarcações, portanto, se complementam”, explicou.

O navio Almirante Maximiano vai operar com duas aeronaves embarcadas, que serão utilizadas no transporte de material e pessoal. Seu retorno ao Brasil está previsto para 10 de abril de 2010.

Ele foi adquirido pela Marinha em abril deste ano, por iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de um convênio entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência de fomento do Ministério da Ciência e Tecnologia, e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

A incorporação à frota brasileira ocorreu em fevereiro deste ano na cidade de Bremerhaven, na Alemanha. O navio passou por adaptações estruturais, como a construção de laboratórios, de espaços para acomodação de passageiros, de hangar e convés de voo para operar aeronaves.

A embarcação foi construída em 1974 no Estaleiro Todd, nos Estados Unidos, e teve  sua estrutura totalmente reformulada em 1988, no Estaleiro Aukra, que fica na Noruega.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Navegação Interior
Paraná-Tietê: a hidrovia que integra três regiões e impu...
24/06/26
Investimento
Com alta na movimentação de cargas, Porto de Paranaguá a...
22/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Exportação e Logística
Porto do Açu realiza primeira operação de movimentação d...
22/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Resultado
Movimentação de cargas no Porto de Imbituba ultrapassa 3...
18/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Oportunidade
Norsul e Norcoast investem na formação de novos Oficiais...
17/06/26
Logística
Porto de Itaqui consolida força do Arco Norte e encurta ...
15/06/26
Internacional
Agenda de sustentabilidade dos portos brasileiros ganha ...
12/06/26
Navegação Interior
Com recursos do Fundo da Marinha Mercante, Região Norte ...
10/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.