Offshore

Navio sonda Norbe IX da Ocyan tem, a partir de agora, a brasileira Carla Malafaia no comando

Redação/Assessoria
22/10/2019 14:54
Navio sonda Norbe IX da Ocyan tem, a partir de agora, a brasileira Carla Malafaia no comando Imagem: Comandante Carla Malafaia Visualizações: 877 (0) (0) (0) (0)

A Ocyan tem agora uma mulher brasileira no comando de uma de suas sondas. Carla Malafaia (foto) assumiu em outubro a Norbe IX e se tornou a primeira comandante brasileira de uma embarcação da empresa.

“Eu esperava um dia chegar a esse patamar, era a minha meta, mas sempre trabalhei sem pressa.”, comemora Carla, “Acompanhei a sonda Norbe IX ainda durante a sua construção na Coréia do Sul. Depois passei a trabalhar no ativo, de onde não saí mais”, completa ela.

Institucional

A sonda em que Carla está à frente conta com outras 11 mulheres, o que é um bom patamar se comparado à realidade do mercado de óleo e gás, mesmo que represente apenas 6% de toda a equipe. “Ser mulher nesta carreira sempre será um desafio, sobretudo no Brasil onde não há uma longa tradição de mulheres na liderança de embarcações. No meu caso, o apoio dos meus pais foi fundamental para eu ultrapassar os obstáculos do início da vida profissional”, relembra a comandante.

Ligação com o mar

Nascida em Guadalupe, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Carla sempre gostou de estar próxima ao mar. “Meus pais são do interior do Rio de Janeiro, mas eu nasci na capital e tive essa ligação com a água desde criança. Estava cursando Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro quando soube de um concurso para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante e resolvi me inscrever. Estudei, passei e tranquei a faculdade.”, destaca.

Antes de chegar à Ocyan, Carla acumulou experiência em empresas do setor químico e de petróleo. Na maioria das embarcações, era a única mulher na equipe. “No início, eu precisava mostrar o tempo todo que era qualificada. Às vezes, era submetida a atividades em que meus superiores estavam claramente testando minha força física. Depois disso, tenho certeza que as mulheres podem estar em todas as funções de um navio”, defende.

Maternidade

Ser mãe é um outro desafio para quem trabalha embarcada, como a Carla, que tem uma filha de 1 ano e 9 meses. “Hoje, ela é a minha força maior. Por ela, vale todo o esforço e trabalho, mesmo que seja difícil ficar longe por 15 dias. Ainda bem que a tecnologia evoluiu e podemos nos ver por vídeo pelo menos uma vez por dia”, pondera. A comandante conta também com uma rede apoio nestes dias em que está na sonda e procura curtir a filha, ao máximo, quando está de folga.

Diversidade & Inclusão

A Ocyan lançou este ano o programa de Diversidade & Inclusão, que conta com um comitê responsável pela estratégia do programa, além de grupos de afinidade. Em 2019, os de atuação prioritários são ‘equidade de gênero’ e ‘pessoas com deficiência’. Cada um possui uma liderança dedicada, formado por integrantes voluntários espalhados por toda a companhia.

A empresa vem trabalhando para se tornar cada vez mais diversa, com objetivo de garantir equidade de oportunidades para todas as pessoas, independentemente de qualquer característica que as tornem únicas. Além disso, a implementação do programa de forma natural visa assegurar um ambiente de trabalho inclusivo, livre de discriminação, em que cada pessoa pode ser quem realmente é.

“O programa é um importante passo para ampliarmos nossos números, especialmente considerando os desafios inerentes ao nosso segmento, cuja atuação é predominantemente masculina e offshore – os profissionais embarcados correspondem a cerca de 70% do nosso efetivo total”, explica Nir Lander, diretor de Planejamento e Pessoas e líder do Programa de Diversidade & Inclusão da Ocyan.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Startups
Ocyan fica entre as empresas que melhor se relacionam co...
18/10/24
Negócio
Descarbonização: Petrobras vende diesel com conteúdo ren...
18/10/24
Pré-Sal
MODEC celebra 10 anos do FPSO Cidade de Mangaratiba MV24
18/10/24
Espírito Santo
Brasil recebe mais de 400 líderes internacionais em even...
18/10/24
ANP
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP faz consulta pú...
18/10/24
BNDES
Com R$ 500 mi do Fundo Clima, BNDES apoia usina de etano...
18/10/24
Rio de Janeiro
PortosRio e Polícia Federal assinam Termo de Cessão de U...
18/10/24
Hidrogênio
ExxonMobil Brasil e USP colaboram em projeto de transpor...
18/10/24
Biocombustíveis
CETENE e Embrapii se unem para otimizar produção de bioc...
17/10/24
ANP
Oferta Permanente de Concessão (OPC): ANP aprova novas v...
17/10/24
Firjan
Mais de 100 fornecedores de produtos e serviços particip...
17/10/24
Logística
Temadre passa a receber navios maiores, com capacidade a...
17/10/24
Combustíveis
Etanol fecha valorizado pelo 10º dia consecutivo; Açúcar cai
17/10/24
Reconhecimento
thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul é reconhecida, pelo se...
17/10/24
Sergipe
Petrobras anuncia nova licitação de plataformas do Sergi...
16/10/24
Etanol de milho
BNDES aprova R$ 500 mi para planta de etanol de milho no...
16/10/24
Gás Natural
Petrobras reduz preço do gás natural em 1,41% em relação...
16/10/24
SPE
Segurança Operacional é pauta permanente
16/10/24
Lançamento
Mapa TN de E&P e Logística Offshore 2024
15/10/24
Bacia de Campos
FPSO Maria Quitéria entra em operação no pré-sal da Baci...
15/10/24
Segurança
Shell celebra a 4ª edição do Fórum & Prêmio Shell de Lid...
15/10/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20