Bacia de Campos

No campo de Marlim Sul entra em operação novo poço no pré-sal

Uso de tecnologia possibilitou reduzir tempo de algumas etapas em 70% e aumentar a segurança para trabalhadores

Redação TN/Agência Petrobras
17/08/2022 13:21
No campo de Marlim Sul entra em operação novo poço no pré-sal Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1760

A Petrobras colocou em operação, no início de agosto, o poço MLS-233 no pré-sal da Bacia de Campos. Análises preliminares indicam que o novo poço, interligado à P-40, no Ativo Marlim Sul, tem um potencial de produção de 15 mil barris de óleo por dia, superando as estimativas iniciais da companhia.

O MLS-233 simboliza o início da produção do pré-sal do campo de Marlim Sul e se trata de um Teste de Longa Duração (TLD), cujo objetivo é coletar informações sobre o reservatório para subsidiar o plano de explotação da jazida. 

Neste ano, ocorreram as etapas de interligação do poço à plataforma e do pull in, na qual foram utilizadas tecnologias diferenciadas. Visando tornar suas operações ainda mais seguras, mais rápidas e com menos emissões de carbono, a companhia deixou de atuar com o barco de mergulho raso (SDSV) e passou a utilizar cabo mensageiro submarino com uso do veículo submarino operado remotamente, um mini ROV, para a operação de pull in.

Também foi utilizado um drone para o apoio ao transporte de cabo mensageiro entre a P-40 e o PLSV — embarcação especializada que é usada para construção e lançamento de linhas rígidas e flexíveis. O uso do drone manteve uma distância mais segura entre as embarcações (120 metros) e permitiu o acompanhamento das etapas através das imagens geradas ao vivo. Tais iniciativas proporcionaram a redução de 75% do HHER (homem-hora exposto ao risco) nas atividades iniciais de interligação, além da diminuição do tempo em 70% nestas duas etapas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.