Bacia de Campos

No campo de Marlim Sul entra em operação novo poço no pré-sal

Uso de tecnologia possibilitou reduzir tempo de algumas etapas em 70% e aumentar a segurança para trabalhadores

Redação TN/Agência Petrobras
17/08/2022 10:21
No campo de Marlim Sul entra em operação novo poço no pré-sal Imagem: Divulgação Visualizações: 3184

A Petrobras colocou em operação, no início de agosto, o poço MLS-233 no pré-sal da Bacia de Campos. Análises preliminares indicam que o novo poço, interligado à P-40, no Ativo Marlim Sul, tem um potencial de produção de 15 mil barris de óleo por dia, superando as estimativas iniciais da companhia.

O MLS-233 simboliza o início da produção do pré-sal do campo de Marlim Sul e se trata de um Teste de Longa Duração (TLD), cujo objetivo é coletar informações sobre o reservatório para subsidiar o plano de explotação da jazida. 

Neste ano, ocorreram as etapas de interligação do poço à plataforma e do pull in, na qual foram utilizadas tecnologias diferenciadas. Visando tornar suas operações ainda mais seguras, mais rápidas e com menos emissões de carbono, a companhia deixou de atuar com o barco de mergulho raso (SDSV) e passou a utilizar cabo mensageiro submarino com uso do veículo submarino operado remotamente, um mini ROV, para a operação de pull in.

Também foi utilizado um drone para o apoio ao transporte de cabo mensageiro entre a P-40 e o PLSV — embarcação especializada que é usada para construção e lançamento de linhas rígidas e flexíveis. O uso do drone manteve uma distância mais segura entre as embarcações (120 metros) e permitiu o acompanhamento das etapas através das imagens geradas ao vivo. Tais iniciativas proporcionaram a redução de 75% do HHER (homem-hora exposto ao risco) nas atividades iniciais de interligação, além da diminuição do tempo em 70% nestas duas etapas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Resultado
Porto de Imbituba movimenta mais de 2,65 milhões de tone...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Bacia de Santos
Acordos de Individualização da Produção (AIP) das Jazida...
05/05/26
Internacional
Brasil reafirma protagonismo tecnológico na OTC Houston ...
02/05/26
Evento
PortosRio participa do Rio de Janeiro Export 2026 e dest...
29/04/26
Resultado
Foresea registra melhor ano de sua história e consolida ...
29/04/26
Apoio Offshore
Wilson Sons revoluciona logística offshore com entrega p...
29/04/26
Oportunidade
Os cursos incluem áreas de alta empregabilidade e das ma...
22/04/26
Construçao Naval
Usiminas fornece aço para fragatas da Marinha do Brasil
22/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
Espírito Santo
Próximo pico da produção de petróleo no ES será em 2027
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23