Rio Oil & Gas 2020

No último dia da ROG, Shell Brasil fala sobre pré-sal e descarbonização

Redação TN Petróleo/Assessoria
03/12/2020 22:13
Visualizações: 989

O último dia da Rio Oil & Gas 2020 teve como um dos destaques a presença de Marc Gerrits (foto), vice-presidente executivo de Exploração da Shell, no painel Menos Fronteiras e Mais Conhecimento em Benefício da Exploração Offshore. O executivo ressaltou a importância de parcerias no mercado de óleo e gás, porque elas abrem oportunidades e permitem que a atividade de exploração seja feita com mais segurança e eficiência.

De acordo com Gerrits, perfurar poços de forma mais eficiente e com um custo mais baixo é um fator chave para as atividades na fronteira do pré-sal. “É animador ver que a indústria está inovando no pré-sal, avançando significativamente neste território e testando novos conceitos. Isso tem o potencial de desbloquear todo um novo segmento de atuação”, acrescentou.

InstitucionalA sessão Oportunidades e Desafios da Descarbonização na Indústria de O&G contou com a participação de Alejandro Segura, gerente geral da Shell Brasil para a área de Nature Based Solutions (NBS) - frente de negócios voltada para ações que visam a neutralidade de emissões de carbono. Ele comentou que 85% da pegada de carbono da empresa vêm das emissões dos clientes (ao usarem os produtos da Shell) e mencionou que a companhia trabalha para ajudá-los a chegar em zero emissões líquidas. “A precificação do carbono é a rota mais eficaz para garantir uma redução na emissão de gases do efeito estufa. (...) A clareza jurídica sobre o valor desses créditos é o mais relevante”, disse Segura.

No debate Pesquisa & Desenvolvimento para Águas Profundas, organizado dentro da programação do Shell Talks, Diego Juliano, gerente de Tecnologia Submarina da Shell Brasil, explicou que, nas atividades offshore, a tecnologia é capaz de reduzir consideravelmente as emissões. Segundo ele, a indústria 4.0 está relacionada à interconectividade dos sistemas embarcados e da robótica móvel, e um dos objetivos primários é mitigar o risco para pessoas e aumentar a segurança das operações.

InstitucionalEm seu último painel, o Shell Talks discutiu o tema A Interseccionalidade na Temática de Diversidade & Inclusão. “Um ponto muito importante para a Shell é a retenção e a atração de talentos. (...) Se quisermos ter experiências diversas, inovação, evolução, precisamos ter cabeças que pensam de formas diferentes” afirmou Luiz Oliveira, assessor de Relações Externas e ex-presidente e fundador da TRUEColors, rede LGBTQIA+ da Shell Brasil. Para ele, o ideal de diversidade em uma sociedade ocorrerá quando a discussão sobre esse tema não for mais necessária.

Ainda nesta quinta-feira, o congresso técnico da Rio Oil & Gas também recebeu George Oliva, engenheiro de projetos de E&P da Shell Brasil, como moderador da sessão O Potencial da Indústria de Descomissionamento no Brasil e no Mundo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
iBEM26
Evento internacional de energia abre inscrições para ati...
04/11/25
Etanol
UNICA e Cetesb firmam acordo para fortalecer gestão ambi...
04/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
Pré-Sal
Campo de Búzios atinge produção recorde de 1 milhão de b...
03/11/25
Mão de obra
Programa de Desligamento Voluntário é lançado pela Petrobras
03/11/25
Etanol
Preços do anidro e do hidratado registram alta
03/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.