Energia Eólica

Nordeste tem dois recordes de produção de energia eólica em uma semana

Expansão no semestre foi de 5,7 GigaWatts de potência instalada.

Agência Brasil, 05/08/2024
05/08/2024 11:51
Nordeste tem dois recordes de produção de energia eólica em uma semana Imagem: Divulgação Visualizações: 2632

Em menos de uma semana, a região nordeste registrou dois recordes consecutivos na geração de energia eólica neste ano.

Na última quinta-feira, às 05h48, o ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico, marcou 19.083 megawatts de potência, o que equivale a 180,4% de toda a demanda da região naquele momento.

Já no dia 27 de julho, às 21h09, foram registrados 19.028 megawatts de potência. De acordo com a entidade, naquele minuto, o montante seria suficiente para atender todo o Nordeste e ainda a demanda dos estados do Rio de Janeiro e Goiás.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o recorde anterior aconteceu há quase um ano, às 22h56 do dia 14 de agosto de 2023, quando o sistema apontou potência máxima de 18.725 MW, equivalente a 149,9% da demanda daquele momento.

Para o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, esse novo recorde demonstra que o país está seguindo na direção correta para uma transição energética que contemple as questões ambientais e sociais.

De acordo com o Ministério, o período entre os meses de julho e setembro é conhecido como temporada dos ventos, o que aumenta a possibilidade de que novos registros inéditos sejam verificados nas próximas semanas.

O Ministério de Minas e Energia informou, ainda, que o primeiro semestre de 2024 também registrou recorde na série história de expansão de capacidade instalada de energia no país.

Entre janeiro e junho deste ano o Brasil teve avanço de 5,7 GigaWatts de potência instalada em sua matriz elétrica. A meta é encerrar o ano com um total de 10,1 GW.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Elétrica
Garantia Física entra no radar das geradoras hidrelétric...
10/07/26
Gás Natural
ANP determina revisão de cronograma para adequação de un...
10/07/26
Gás Natural
Gás natural: ANP aprova atuação de ofício para soluciona...
10/07/26
Biodiesel
ANP revisará regras para usos voluntários de biodiesel
10/07/26
ANP
Acesso de terceiros a gasodutos de escoamento e instalaç...
10/07/26
Construção Naval
Estaleiro Rio Grande recebe 11 mil toneladas de aço para...
10/07/26
ANP
Inscrições para Jornada Empreendedora PRH-ANP 2026 podem...
10/07/26
Rio de Janeiro
ANP estará presente na Rio Innovation Week
10/07/26
Apoio Offshore
Porto do Açu investe em gestão hídrica para impulsionar ...
09/07/26
Oportunidade
Equinor abre inscrições para Programa de Estágio 2026
08/07/26
Acordo
ANP e Petrobras assinam acordo para adequação de 335 poç...
07/07/26
Bacia de Pelotas
TGS inicia, em agosto, janela ambiental para proteção da...
07/07/26
Gasodutos
TBG e UTE Paulínia Verde firmam compromisso para transpo...
07/07/26
Multimodal
Ultracargo e bp ampliam capacidade de armazenagem para f...
07/07/26
Fenasucro
Frota pesada: biometano une potencial energético à baixa...
07/07/26
Logística
Vast Infraestrutura e Petrobras reforçam parceria e assi...
06/07/26
Energia Elétrica
Thymos Energia avalia Leilão de Transmissão da Aneel
06/07/26
Negócio
Supergasbras assina primeiro contrato de fornecimento de...
06/07/26
Posicionamento IBP
Mudança do instrumento não corrige as ilegalidades do Im...
06/07/26
Pessoas
Alessandro Cantarino assume o cargo de Vice-Presidente E...
06/07/26
Combustíveis
Etanol encerra a semana com mercado dividido entre queda...
06/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.