Estaleiros

Noruegueses vão conferir estaleiro

Os noruegueses “invadiram” o Complexo Industrial Portuário de Suape. Ontem, uma comitiva composta por representantes de nove empresas da Noruega visitou as instalações do Estaleiro Atlântico Sul (EAS) e, depois, assistiu a uma explanação sobr

Folha de Pernambuco
18/04/2010 21:00
Visualizações: 1186

Os noruegueses “invadiram” o Complexo Industrial Portuário de Suape. Ontem, uma comitiva composta por representantes de nove empresas da Noruega visitou as instalações do Estaleiro Atlântico Sul (EAS) e, depois, assistiu a uma explanação sobre o terminal portuário, feita pelo diretor do Suape Global, Silvio Leimig. “Eles são da área de óleo, gás e offshore, estão interessados em investir no Brasil e vieram conhecer a nossa área”, explicou Leimig.

 

Pelo menos três empresas já estão com escritórios implantados em Brasília e estão na incubadora (nome usado para definir os grupos estrangeiros que estão no Brasil, esclarecendo as formas de incentivo e procurando a melhor localidade para as suas indústrias): Bergen Group Dreggen, Noreq e Novenco. Na incubadora, elas só podem ficar por dois anos. A Novenco, por exemplo, já está há um ano. Essas companhias concluíram a agenda de atividades ontem, mas estiveram no Rio de Janeiro na segunda-feira, entrando em contato com a Petrobras, Transpetro e outros órgãos do Governo Federal. A intenção é analisar as potencialidades de cada estado e qual apresenta as melhores opções de investimento. Em outras vindas, o Espírito Santo também foi visitado.

 

 

“Suape tem todas as condições para pleitear essas empresas. Tem uma infraestrutura muito boa e apoios fiscais que são um diferencial. Hoje, o único problema é a mão de obra”, afirmou Vitor Azevedo Júnior, conselheiro da Intsok (órgão sem fins lucrativos que tem apoio do governo e de companhias privadas para internacionalizar o conhecimento do óleo e gás da Noruega). Ele completou dizendo que, hoje, 40 empresas manifestam interesse de vir para o País.

 

 

“Temos um território pequeno (385 mil km²) e apenas 4,8 milhões de habitantes. Porém, um fundo soberano de US$ 3 trilhões a 4 trilhões para investir no exterior. O Brasil está entre os mercados prioritários”, ressaltou o representante do consulado norueguês, André França. A tecnologia da Noruega é de ponta, a especialidade na área de óleo e gás é na produção de plataformas, unidades de perfuração, plataformas FPSO (sistema flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo). A ideia é aproveitar toda a mão de obra local para construir os empreendimentos e fazer as encomendas.

 

 

Fonte: Folha de Pernambuco/PAULO MARINHO

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
Fenasucro
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americ...
23/06/26
Energy Summit
Com quatro prêmios, ENGIE é destaque no Energy Summit Awards
23/06/26
Combustíveis
Distribuidoras de combustíveis cobram avanço imediato do...
23/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Energy Summit
Biodiesel e combustíveis renováveis entram no centro da ...
22/06/26
Gás Natural
ANP prorroga consulta pública sobre cálculo do Método do...
22/06/26
Rio de Janeiro
Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan, destaca que recor...
22/06/26
Biometano
Com mercado cinco vezes maior desde 2020, setor de biome...
22/06/26
Petrobras
Com investimento estimado de US$ 1,2 bilhão, Petrobras a...
22/06/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em recuperação e mostra sinais de ...
22/06/26
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25