Gás natural

Nova Lei do Gás traz dinamismo e competitividade ao setor no Brasil

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
13/01/2022 09:46
Nova Lei do Gás traz dinamismo e competitividade ao setor no Brasil Imagem: Cortsia CIGÁS Visualizações: 1150 (0) (0) (0) (0)

Pela primeira vez na história, as distribuidoras estaduais passaram a ter seus mercados atendidos por novas supridoras de gás natural. Já são cinco, além da Petrobras. Esse é o resultado de uma série de medidas que vêm sendo adotadas no âmbito do Novo Mercado de Gás e de programas do Governo Federal para criar um mercado cada vez mais aberto, dinâmico e competitivo.

Entre as medidas adotadas estão a aprovação da Nova Lei do Gás (Lei nº 14,134/2021), os desinvestimentos conduzidos pela Petrobras em campos produtores e infraestruturas, o cumprimento dos compromissos firmados pela estatal com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), e o comprometimento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural (CMGN), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), para viabilização do novo modelo, entre outras ações.

A transição para um novo mercado de gás é uma jornada com importantes etapas a serem superadas. As contratações firmadas em 2021 foram resultantes do esforço de um grande número de agentes públicos e privados. São novas relações contratuais, serviços, atividades e sistemas, ou seja, uma nova realidade na qual uma série de empresas busca oportunidades e disputa espaço no mercado, em contraponto ao cenário anterior em que um único agente atuava ao longo de toda a cadeia. Para 2022, mais avanços deverão vir em direção a um mercado de gás ainda mais ativo, acessível e eficiente.

Avanços em 2021

Em 2021, foram firmados, pela primeira vez, contratos de acesso a infraestruturas essenciais, como gasodutos de escoamento da produção e unidades de processamento de gás natural, nas regiões de Guamaré (RN), Catu (BA) e Cabiúnas (RJ), por exemplo. Conforme estabelecido no novo marco legal, também foram contratados mais serviços de transporte no modelo de entrada e saída. Os contratos são realizados de forma online por meio da Plataforma de Oferta de Capacidade (POC) disponibilizada pelos transportadores. Na POC, é possível visualizar e contratar os produtos oferecidos em toda malha integrada. 

O setor também obteve a entrada de um novo ofertante de gás natural liquefeito (GNL) conectado à malha de gasodutos, fruto do arrendamento do Terminal de Regaseificação da Petrobras da Bahia (TR-BA) – um dos compromissos firmados pela estatal junto ao CADE.

Considerando a competência para regulação dos serviços locais de gás canalizado, alguns estados também estão atualizando a legislação com avanços na direção do Novo Mercado de Gás. Isso contribui para o desenvolvimento local do setor de gás natural. 

Conjunturas nacional e internacional

Além de mudanças estruturais e culturais trazidas pelo novo modelo, as conjunturas nacional e internacional trouxeram complexidade adicional. O Brasil enfrentou a maior escassez hídrica da história, o que demandou enorme despacho termelétrico, com consequentes recordes históricos de importação de GNL.

Ao mesmo tempo, o aumento da demanda de gás no mundo levou o GNL a romper patamares históricos de preço, com aumento de mais de 500% quando comparado ao início de 2021. Esse fator tirou a competitividade de potenciais supridores que concorreriam no mercado nacional com gás importado e, ao mesmo tempo, elevou os custos do portfólio de oferta da Petrobras, influenciando o preço de venda às distribuidoras. 

O Brasil tem razões para comemorar os avanços obtidos. A atuação da estatal, da ANP, do CADE e do CMGN permitiu a manutenção do abastecimento nacional a preços menores dos que estão sendo praticados nos mercados da Europa e da Ásia. Além disso, estados do Nordeste, como Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, puderam firmar contratos de suprimento em condições mais vantajosas que as praticadas em 2021. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol
Pedra Agroindustrial recebe autorização da ANP para inic...
04/08/25
Evento
Biocombustíveis de nova geração ganham espaço na Fenasuc...
04/08/25
Negócio
PPSA vai comercializar 500 mil barris de Atapu em agosto
04/08/25
Descomissionamento
Contrato de embarcações voltadas à campanha de prontidão...
04/08/25
Combustíveis
Etanol registra alta na última semana de julho, aponta C...
04/08/25
Contratos
Oil States consegue novos contratos com a Petrobras
01/08/25
Santa Catarina
SCGÁS garante fornecimento de gás natural em Santa Catarina
01/08/25
Gás Natural
Algás amplia a interiorização do Gás Natural com rede pi...
01/08/25
Energia Elétrica
ONS divulga resultado do 2º Mecanismo Competitivo para c...
01/08/25
Gás Natural
Gasmig reduz tarifas de gás natural para indústrias e ve...
01/08/25
Evento
O principal congresso de END & Inspeção da América Latin...
01/08/25
Brasil
Governo Trump isenta petróleo e derivados de nova tarifa...
01/08/25
Combustíveis
ANP retoma Programa de Monitoramento da Qualidade dos Co...
01/08/25
Evento
Conferência Internacional de Energias Inteligentes acont...
01/08/25
Pré-Sal
MODEC celebra 15 e 10 anos dos FPSOs MV20 e MV26
31/07/25
Biodiesel
Produção de biodiesel em MT sobe 4,64% em junho no compa...
31/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 reforça protagonismo do estado na...
31/07/25
Acordo
Assinado acordo de leniência com empresas de energia e i...
31/07/25
Evento
Congresso da FIEE debate segurança energética em cenário...
31/07/25
Rio Grande do Sul
Sindienergia-RS e Países Baixos fortalecem conexões para...
30/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Comquality é destaque em Painel sobre segurança de Proce...
30/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22