Biocombustíveis

O MME que debater o papel do biocombustível no Brasil

Redação/Assessoria MME
17/10/2016 17:48
Visualizações: 467 (0) (0) (0) (0)

O Ministério de Minas e Energia e entidades ligadas ao MME iniciaram um grande debate com as representantes do setor de biocombustíveis, com o objetivo de aprimorar práticas e agendas importantes para o segmento. Segundo o ministro interino de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, esses esforços estão sendo agrupados na iniciativa BioBrasil 2030, para repensar o papel desses combustíveis na matriz energética. Pedrosa participou nesta segunda-feira (17/10) da 16ª Conferência Internacional da Datagro sobre Açúcar e Etanol, em São Paulo (SP).

“Já estamos iniciando um grande diálogo com o setor produtivo do etanol, para podermos empreender essa agenda de futuro”, afirmou Pedrosa ao destacar a iniciativa BioBrasil2030, em seu discurso durante o evento. “No diagnóstico, já temos uma convergência muito grande, agora é pensar na agenda de trabalho para o encaminhamento operacional a partir das diretrizes que temos”, disse, destacando que uma dessas diretrizes é a competitividade.

O ministro interino afirmou que o País precisa aproveitar sua experiência no segmento de biocombustíveis, que se destaca no panorama mundial. “Será que é o caso de copiarmos a experiência internacional ou o Brasil teria como desenvolver uma solução brasileira, usando a capacidade produtiva nacional, em projeto integrado com o desenvolvimento do setor elétrico e energético como um todo?”, questionou o representante do MME.

O diálogo e a abertura para ouvir as propostas do setor produtivo já está em curso no Ministério de Minas e Energia, afirmou Pedrosa. Ele analisa que o setor sucroenergético tem grande endividamento , o que dificulta aumentar os investimentos, e que é urgente que o Brasil debata o papel dessa fonte energética na matriz.

“As demandas desse setor são parecidas com as do setor elétrico. O investidor quer confiança, previsibilidade, é isso que queremos construir a frente do MME”, afirmou Paulo Pedrosa.

CIDE

Questionado por participante do evento e por jornalistas sobre qual é a visão do MME quanto ao aumento da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico incidente sobre as operações realizadas com combustíveis (CIDE-Combustíveis), Pedrosa afirmou que o assunto deve ser estudado pelo Governo Federal, mas de forma que a contribuição seja aplicada como um “tributo ambiental”, que possa capturar na formação de preços dos biocombustíveis o fator de contribuição que eles têm no meio ambiente.

“Precisamos fazer uma reflexão. Temos de buscar a melhor maneira de pautar isso no Governo, mas precisamos refletir sobre isso. Esses resultados (ambientais) tem de ser precificados e considerados. O MME está pronto a empreender essa discussão”, disse Pedrosa.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Startups
Ocyan fica entre as empresas que melhor se relacionam co...
18/10/24
Negócio
Descarbonização: Petrobras vende diesel com conteúdo ren...
18/10/24
Pré-Sal
MODEC celebra 10 anos do FPSO Cidade de Mangaratiba MV24
18/10/24
Espírito Santo
Brasil recebe mais de 400 líderes internacionais em even...
18/10/24
ANP
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP faz consulta pú...
18/10/24
BNDES
Com R$ 500 mi do Fundo Clima, BNDES apoia usina de etano...
18/10/24
Rio de Janeiro
PortosRio e Polícia Federal assinam Termo de Cessão de U...
18/10/24
Hidrogênio
ExxonMobil Brasil e USP colaboram em projeto de transpor...
18/10/24
Biocombustíveis
CETENE e Embrapii se unem para otimizar produção de bioc...
17/10/24
ANP
Oferta Permanente de Concessão (OPC): ANP aprova novas v...
17/10/24
Firjan
Mais de 100 fornecedores de produtos e serviços particip...
17/10/24
Logística
Temadre passa a receber navios maiores, com capacidade a...
17/10/24
Combustíveis
Etanol fecha valorizado pelo 10º dia consecutivo; Açúcar cai
17/10/24
Reconhecimento
thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul é reconhecida, pelo se...
17/10/24
Sergipe
Petrobras anuncia nova licitação de plataformas do Sergi...
16/10/24
Etanol de milho
BNDES aprova R$ 500 mi para planta de etanol de milho no...
16/10/24
Gás Natural
Petrobras reduz preço do gás natural em 1,41% em relação...
16/10/24
SPE
Segurança Operacional é pauta permanente
16/10/24
Lançamento
Mapa TN de E&P e Logística Offshore 2024
15/10/24
Bacia de Campos
FPSO Maria Quitéria entra em operação no pré-sal da Baci...
15/10/24
Segurança
Shell celebra a 4ª edição do Fórum & Prêmio Shell de Lid...
15/10/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20