Projeto

Obra do Porto de Itaguaí será concluída em 4 meses

Começou no mês de agosto a dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Itaguaí, que teve seu tempo de obra reduzido de dez para quatro meses. Até novembro, duas dragas belgas, a Pearl River (a maior em operação no Brasil) e a Breydel - da emp

Redação
09/09/2010 08:58
Obra do Porto de Itaguaí será concluída em 4 meses Visualizações: 2225

Começou no mês de agosto a dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Itaguaí, que teve seu tempo de obra reduzido de dez para quatro meses. Até novembro, duas dragas belgas, a Pearl River (a maior em operação no Brasil) e a Breydel - da empresa Dragabrás - vão retirar 5 milhões de metros cúbicos de sedimentos.  A dragagem é uma obra da Secretaria de Portos (SEP), prevista no Programa Nacional de Dragagem (PND), que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Está orçada em R$ 79,89 milhões. O PND conta hoje com três obras concluídas (Recife, Rio Grande, 1ª fase de Itaguaí e Angra) e 10 em andamento (Santos, Rio de Janeiro, Suape, Natal, Aratu, Salvador, S. F. Sul, Cabedelo, Fortaleza, Itaguaí).

 

 


O projeto de dragagem é acompanhado por um programa de gerenciamento ambiental conduzido pela Fundação Coppetec/UFRJ, por meio do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (Ivig). O objetivo é avaliar o grau de interferência da obra no meio ambiente e dar apoio às ações de controle, monitoramento e prevenção dos impactos ambientais gerados pelas obras de dragagem.
 
 
 
 
O trabalho prevê: o monitoramento da qualidade da água nas áreas de dragagem e de disposição oceânica (local em alto-mar definido pelo órgão ambiental para despejo do material retirado pela draga), antes, durante e depois da dragagem; o Programa de Educação Ambiental, no qual são treinados os tripulantes estrangeiros das duas dragas, funcionários de Docas, dos operadores privados do porto e os trabalhadores portuários avulsos; e um programa de comunicação e responsabilidade social que mantém a população do entorno do projeto e a sociedade em geral informados sobre o andamento das obras.
 
 
Equipamentos potentes - Ambos os equipamentos que operam nesta obra são considerados máquinas de última geração superpotentes. A draga Pearl River tem capacidade de sugar do solo marinho 24.100 mil metros cúbicos de sedimentos, enquanto a Breydel suporta a sucção de nove mil metros cúbicos. Com o aumento da profundidade do canal de acesso – que é a continuidade da obra concluída em 2009 – o porto passará dos atuais 14 metros para 17,5 metros.
 
 
 
 
 
A dragagem também permitirá a redução de seis para duas horas o tempo de atracação dos navios. Um novo cenário que ajudará a ampliar a capacidade de escoamento dos operadores privados do terminal. A estimativa é que o Porto de Itaguaí – que atualmente movimenta cerca de 300 mil TEUs por ano (1 TEU equivale a um contêiner de seis metros de comprimento) – aumente em até 50% a capacidade.


 
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Margem Equatorial
Após descoberta de petróleo, Governo do Amapá avança na ...
20/08/26
Navalshore
ABEEMAR e ApexBrasil lançam na Navalshore projeto para a...
18/08/26
Resultado
Porto de Imbituba supera 4,56 milhões de toneladas movim...
17/08/26
Navalshore
Firjan SENAI apresenta o Rede de Oportunidades para Forn...
17/08/26
Margem Equatorial
Poço Morpho: Petrobras descobre hidrocarbonetos em águas...
15/08/26
Petrobras
Ao completar 20 anos, ativo de Tupi alcança produção acu...
14/08/26
Meio Ambiente
Norsul reduz emissões de 13 mil toneladas de CO₂ com tec...
14/08/26
ANP
Participação Especial: valores referentes à produção do ...
14/08/26
Firjan
BR Offshore apresenta na Firjan Norte Fluminense projeto...
14/08/26
Evento
Portos de Imbituba e Laguna apresentam potencial logísti...
13/08/26
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
Terminais
Ultracargo finaliza investimentos em melhorias no termin...
11/08/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
Siemens Energy expande atuação no offshore brasileiro co...
10/08/26
PPSA
8º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Búzios e de ...
10/08/26
Resultado
Petrobras lucra R$ 52,4 bilhões no segundo trimestre de 2026
07/08/26
Margem Equatorial
Firjan SENAI leva para o Amapá o programa Rede de Oportu...
07/08/26
Bacia de Santos
Oil States assina contrato para fabricação dos Jumpers R...
06/08/26
Internacional
Tarifaço EUA, Firjan Internacional elabora cartilha de a...
06/08/26
Bacia de Campos
Projeto Raia avança com novos marcos em um dos principai...
06/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.