Empresas

Ocyan lança grupo de afinidade de raça em seu programa de Diversidade & Inclusão

Redação TN Petróleo/Assessoria
18/11/2020 11:24
Ocyan lança grupo de afinidade de raça em seu programa de Diversidade & Inclusão Imagem: Divulgação Visualizações: 2807

A Ocyan, empresa do setor de óleo e gás, vai lançar um novo grupo de afinidade, em complemento aos grupos existentes em seu Programa de Diversidade e Inclusão, agora totalmente dedicado a discutir e implementar ações em prol das questões de raça. O lançamento faz parte das ações de sensibilização da empresa na semana em que é celebrada a Consciência Negra. O programa lançado há dois anos foi reconhecido pelos integrantes em pesquisa da Reptrak - 81,5% deles concordaram que a companhia avançou nas abordagens ao assunto no último ano.

O comandante da sonda ODN II, Ricardo Amoêdo, que está há 10 anos na Ocyan, será o líder do grupo. Ele começou sua trajetória como praticante de oficial de náutica, passou por outros cargos como segundo oficial de náutica, até chegar na posição em que atua hoje, como comandante de longo curso. Ricardo foi encarregado pelo projeto das construções dos 4 navios-sonda da Ocyan, onde foi comandante da NORBE VIII, NORBE VI, e da ODN II.

Institucional"Como líder do Grupo de Afinidade de Raça, eu terei uma equipe, e essa equipe será composta por voluntários. Terei o dever e a obrigação de ouvi-los para combatermos a questão do preconceito. Essa é uma questão cultural, que exige muita educação", comenta ele.

Além do grupo, a empresa promoverá uma live para os integrantes com a ativista e pedagoga, Benilda Brito. Benilda foi professora de Direitos Humanos e participa dos movimentos feminista e negro desde a década de 80. Atualmente coordena o Programa de Direitos Humanos do ODARA - Instituto da Mulher Negra em Salvador - BA.

O Programa de Diversidade e Inclusão da Ocyan foi lançado em 2019. De lá para cá o foco esteve na mobilização e sensibilização dos integrantes da empresa. Agora, o desafio está na sustentação das mensagens e na consolidação do projeto por meio de ações práticas.

"Chegamos a um novo momento no programa e o lançamento do grupo de raça reforça que estamos no caminho certo ao aprofundar cada vez mais as ações de diversidade na empresa. Em 2020, mais do que nunca, o assunto sobre a questão racial prevaleceu no mundo e isso nos estimula a avançar cada vez mais com ele também dentro da companhia. As empresas fazem parte da sociedade e as discussões sociais precisam reverberar efetivamente de alguma forma nelas", destaca Nir Lander, diretor de Pessoas e Gestão da Ocyan.

Publicidade

Em 2021, os líderes dos grupos de afinidade Equidade de Gênero, Pessoas com Deficiência e Raça irão contar com mentores internos para troca de experiência. "Os mentores fazem parte da alta liderança da empresa. O objetivo principal é aproximar ainda mais o debate entre os pontos focais de tomada de decisão, além de promover experiências sobre gestão e liderança entre eles e seus mentorados", pontua Nir.

A consultoria Mais Diversidade que apoia a Ocyan desde a estruturação do Programa, firmou uma nova parceria com a empresa para apoiar em processos seletivos, com atração de candidatos diversos para posições estratégicas da empresa, como aconteceu com o programa de estágio este ano, quando 47% dos candidatos contratados no processo foram negros ou pardos.

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Sergipe-Alagoas
Siemens Energy expande atuação no offshore brasileiro co...
10/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana começa nesta terça-feira, dia 11, c...
10/08/26
Biometano
Copa Energia amplia debate sobre o futuro do biometano n...
10/08/26
PD&I
Softwares da Unicamp para segurança industrial são testa...
10/08/26
PPSA
8º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Búzios e de ...
10/08/26
Etanol
Etanol encerra a semana estável, com leve alta no hidratado
10/08/26
Fenasucro
Vallourec leva inovação para aumentar a eficiência das u...
07/08/26
Gás Natural
Gas release: ANP aprova relatório e abertura de consulta...
07/08/26
ANP
Fórum da ANP na Rio Innovation Week teve mais de 20 pain...
07/08/26
Remuneração aos Acionistas
Pagamento de remuneração aos acionistas de R$ 17,4 bilhõ...
07/08/26
Biometano
ANP aprova resolução sobre especificação e controle da q...
07/08/26
Resultado
Petrobras lucra R$ 52,4 bilhões no segundo trimestre de 2026
07/08/26
Margem Equatorial
Firjan SENAI leva para o Amapá o programa Rede de Oportu...
07/08/26
Mobilidade Urbana
Scania e Caio lançam novo ônibus a gás/biometano Padron ...
07/08/26
Etanol
Venda de etanol em junho supera os 3 bilhões de litros
06/08/26
Bacia de Santos
Oil States assina contrato para fabricação dos Jumpers R...
06/08/26
ROG.e
MODEC é patrocinadora da ROG.e 2026
06/08/26
ANP
Seminário da ANP apresenta resultados da atividade de ex...
06/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana: cinco motivos para não perder o pr...
06/08/26
ANP
Oferta Permanente: 6º Ciclo de Concessão terá 22 setores...
06/08/26
Internacional
Tarifaço EUA, Firjan Internacional elabora cartilha de a...
06/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.