Empresas

Ocyan lança grupo de afinidade de raça em seu programa de Diversidade & Inclusão

Redação TN Petróleo/Assessoria
18/11/2020 14:16
Ocyan lança grupo de afinidade de raça em seu programa de Diversidade & Inclusão Imagem: Divulgação Visualizações: 2201

A Ocyan, empresa do setor de óleo e gás, vai lançar um novo grupo de afinidade, em complemento aos grupos existentes em seu Programa de Diversidade e Inclusão, agora totalmente dedicado a discutir e implementar ações em prol das questões de raça. O lançamento faz parte das ações de sensibilização da empresa na semana em que é celebrada a Consciência Negra. O programa lançado há dois anos foi reconhecido pelos integrantes em pesquisa da Reptrak - 81,5% deles concordaram que a companhia avançou nas abordagens ao assunto no último ano.

O comandante da sonda ODN II, Ricardo Amoêdo, que está há 10 anos na Ocyan, será o líder do grupo. Ele começou sua trajetória como praticante de oficial de náutica, passou por outros cargos como segundo oficial de náutica, até chegar na posição em que atua hoje, como comandante de longo curso. Ricardo foi encarregado pelo projeto das construções dos 4 navios-sonda da Ocyan, onde foi comandante da NORBE VIII, NORBE VI, e da ODN II.

Institucional"Como líder do Grupo de Afinidade de Raça, eu terei uma equipe, e essa equipe será composta por voluntários. Terei o dever e a obrigação de ouvi-los para combatermos a questão do preconceito. Essa é uma questão cultural, que exige muita educação", comenta ele.

Além do grupo, a empresa promoverá uma live para os integrantes com a ativista e pedagoga, Benilda Brito. Benilda foi professora de Direitos Humanos e participa dos movimentos feminista e negro desde a década de 80. Atualmente coordena o Programa de Direitos Humanos do ODARA - Instituto da Mulher Negra em Salvador - BA.

O Programa de Diversidade e Inclusão da Ocyan foi lançado em 2019. De lá para cá o foco esteve na mobilização e sensibilização dos integrantes da empresa. Agora, o desafio está na sustentação das mensagens e na consolidação do projeto por meio de ações práticas.

"Chegamos a um novo momento no programa e o lançamento do grupo de raça reforça que estamos no caminho certo ao aprofundar cada vez mais as ações de diversidade na empresa. Em 2020, mais do que nunca, o assunto sobre a questão racial prevaleceu no mundo e isso nos estimula a avançar cada vez mais com ele também dentro da companhia. As empresas fazem parte da sociedade e as discussões sociais precisam reverberar efetivamente de alguma forma nelas", destaca Nir Lander, diretor de Pessoas e Gestão da Ocyan.

Publicidade

Em 2021, os líderes dos grupos de afinidade Equidade de Gênero, Pessoas com Deficiência e Raça irão contar com mentores internos para troca de experiência. "Os mentores fazem parte da alta liderança da empresa. O objetivo principal é aproximar ainda mais o debate entre os pontos focais de tomada de decisão, além de promover experiências sobre gestão e liderança entre eles e seus mentorados", pontua Nir.

A consultoria Mais Diversidade que apoia a Ocyan desde a estruturação do Programa, firmou uma nova parceria com a empresa para apoiar em processos seletivos, com atração de candidatos diversos para posições estratégicas da empresa, como aconteceu com o programa de estágio este ano, quando 47% dos candidatos contratados no processo foram negros ou pardos.

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Logística
Porto de Imbituba recebe navio porta-contêineres de 336 ...
27/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Setor Naval
A indústria naval voltou a movimentar o Brasil. E isso i...
24/07/26
Royalties
Valores referentes à produção de maio foram distribuídos...
23/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026: Agenda destaca águas profundas, ...
13/07/26
Navegação
CMA CGM, Copersucar e Bunker One realizam primeiro abast...
13/07/26
Internacional
Guerra, petróleo e dólar: como as oscilações globais imp...
13/07/26
Construção Naval
Estaleiro Rio Grande recebe 11 mil toneladas de aço para...
10/07/26
Apoio Offshore
Porto do Açu investe em gestão hídrica para impulsionar ...
09/07/26
Bacia de Pelotas
TGS inicia, em agosto, janela ambiental para proteção da...
07/07/26
Posicionamento IBP
Mudança do instrumento não corrige as ilegalidades do Im...
07/07/26
Pessoas
Com nova comissão especial, OAB-RJ junta esforços pelo r...
07/07/26
Logística
Vast Infraestrutura e Petrobras reforçam parceria e assi...
06/07/26
Transpetro
Transpetro realiza primeiro abastecimento da frota com c...
06/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.