Porto

Odebrecht vai operar terminal em Santos

<p>O Grupo Coimex, um dos maiores comercializadores de commodities do pa&iacute;s, vendeu o controle do complexo portu&aacute;rio Embraport para as empresas Odebrecht Investimentos em Infraestrutura e DPW (Dubai Ports World), uma operadora de terminais portu&aacute;rios. O neg&oacute;cio ser&aacute

A Tribuna - SP
31/08/2009 07:15
Visualizações: 499

O Grupo Coimex, um dos maiores comercializadores de commodities do país, vendeu o controle do complexo portuário Embraport para as empresas Odebrecht Investimentos em Infraestrutura e DPW (Dubai Ports World), uma operadora de terminais portuários. O negócio será anunciado ao mercado hoje.

O Embraport (Empresa Brasileira de Terminais Portuários S.A.) detém um dos maiores projetos em fase de construção no porto de Santos, o maior da América Latina. O empreendimento agregará terminais de contêineres e de graneis líquidos e sólidos. Odebrecht e DPW passarão a deter 51,4% das ações da Embraport. A Coimex permanece no negócio com fatia de 15,3% do capital. Os 33,3% restantes continuam como cotas do Fundo de Investimento FI-FGTS, da Caixa Econômica Federal. O valor da transação não foi informado.

Com a mudança de controle, o projeto poderá sofrer alterações em relação a versão planejada pela Coimex. Essas definições começam a ser discutidas agora, assim como a busca de financiamentos para a execução do projeto. A estimativa é que o complexo de terminais exijam investimentos de R$ 1 bilhão.

Os sócios devem aportar cerca de R$ 350 milhões e buscar o restante dos recursos no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Felipe Jens, presidente da Odebrecht Investimentos, diz que a meta dos sócios é iniciar a operação do complexo de terminais no segundo semestre de 2012, provavelmente a partir de terminais de contêineres, um dos serviços portuários que mais crescem no país.

Exportação de etanol

A estrutura poderá ter capacidade para movimentação de 700 mil TEUs por ano (um TEU equivale a um contêiner de 20 pés). A capacidade será ampliada para 1,1 milhão de TEUs até 2017 e até 2 bilhões de litros de álcool combustível.

Jens admite que o terminal poderá servir também para as operações de empresas do Grupo Odebrecht, como a Braskem (braço petroquímico) e ETH (empresa de açúcar e álcool). A ETH já tem 3 de suas 5 usinas em operação. A mesma lógica servirá para a Coimex, grande trading de commodities agrícolas. A DPW será a responsável pela operação do terminal portuário. A DPW opera 49 terminais e 12 empreendimentos, em 31 países.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Termelétrica
Eneva e GE Vernova iniciam operações na usina Azulão
19/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra 32ª edição com movimentação...
19/08/26
Navalshore
ABEEMAR e ApexBrasil lançam na Navalshore projeto para a...
18/08/26
Firjan
Panorama Naval no Rio de Janeiro destaca novo ciclo de o...
18/08/26
Gás Natural
Decisão judicial de São Paulo sobre taxa de fiscalização...
18/08/26
Navalshore
Firjan SENAI apresenta o Rede de Oportunidades para Forn...
17/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana bate recorde de países visitantes e...
17/08/26
Etanol
Aprovação do PLP 114 representa avanço para o setor de e...
17/08/26
Combustíveis
Etanol encerra a semana em alta, com forte recuperação d...
17/08/26
Margem Equatorial
Poço Morpho: Petrobras descobre hidrocarbonetos em águas...
15/08/26
Fenasucro
Necta destaca biometano como alternativa ao diesel duran...
14/08/26
Fenasucro
Binatural defende ampliação do uso de biodiesel em setor...
14/08/26
Petrobras
Ao completar 20 anos, ativo de Tupi alcança produção acu...
14/08/26
Fenasucro
Do biobunker ao biometano, bioenergia avança sobre novos...
14/08/26
ANP
Participação Especial: valores referentes à produção do ...
14/08/26
Evento
IBP discute os impactos da tecnologia e inovação no futu...
14/08/26
Premiação
Tereos é destaque no prêmio MasterCana com projetos de i...
14/08/26
Firjan
BR Offshore apresenta na Firjan Norte Fluminense projeto...
14/08/26
Evento
UDOP participa de mesa redonda no Conexão Cana 2026
13/08/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Equilíbrio entre oferta e demanda estabili...
13/08/26
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.