Oportunidade

OEA oferece bolsas de pós-graduação para estrangeiros estudarem no Brasil

Redação/Agência Fapesp
01/07/2019 10:42
Visualizações: 1035

O Programa Alianzas para la Educación y la Capacitación (PAEC), uma iniciativa da Organização dos Estados Americanos (OEA) em parceria com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, oferecerá 513 bolsas de mestrado e doutorado para estrangeiros estudarem no Brasil.

A previsão é que as atividades acadêmicas comecem no segundo semestre de 2020. Para participar, o candidato deve ser residente de qualquer um dos estados membros da OEA e não pode ter recebido qualquer auxilio da organização ou do governo brasileiro anteriormente.

Os selecionados para receber a bolsa deverão apresentar comprovação de nível intermediário superior do português antes de concluírem seus estudos no Brasil.

Os 150 primeiros candidatos selecionados receberão bolsas no valor de US$ 1.200, além de subsídio para algumas despesas pessoais. Os bolsistas também estarão isentos da taxa de matrícula dos cursos e terão ajuda para estudo da língua portuguesa. Os benefícios estarão disponíveis por até 24 meses para mestrado e 48 meses para doutorado.

As inscrições serão aceitas por meio de formulário on-line até 7 de agosto de 2019. Os documentos exigidos e apresentados no formulário serão compartilhados com as universidades para o processo de admissão de cada programa de estudos. Não é necessário que o aluno solicite a admissão diretamente nas universidades.

O PAEC tem apoio da Divisão de Temas Educativos do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Organização Panamericana da Saúde. O Grupo Coimbra foi fundado em 2008, em Brasília. É formado por 88 instituições brasileiras de educação superior como a Universidade Federal de Alfenas. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Universidade Federal de Londrina.

Mais informações: www.oas.org/es/becas/brasil.asp

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23