Reconhecimento

Operação de financiamento da termelétrica GNA II recebe prêmio da Latin Finance

Premiação internacional reconhece os melhores cases de financiamento de projetos e infraestrutura da América Latina e do Caribe

Redação TN Petróleo/Assessoria
12/10/2023 09:27
Operação de financiamento da termelétrica GNA II  recebe prêmio da Latin Finance Imagem: Divulgação Visualizações: 1752 (0) (0) (0) (0)

Pelo segundo ano consecutivo a GNA foi a vencedora da categoria Financiamento de Energia - "Power Finance of the Year" – desta vez pelo financiamento da UTE GNA II no LatinFinance Awards 2023, premiação anual promovida pela plataforma global LatinFinance. A iniciativa reconhece os melhores cases de financiamento de projetos e infraestrutura para o progresso econômico da América Latina e do Caribe.

O prêmio, que é concedido com base em indicações de participantes do setor e fundamentado em extenso feedback do mercado, leva em consideração aspectos como inovação, qualidade de execução e impacto ESG da transação.

"É uma honra receber esse reconhecimento, que reforça a solidez de nosso projeto e a importância para a segurança energética do país. Além disso, a parceria com o BNDES em mais este projeto demonstra a confiança da instituição na capacidade de execução do time GNA e em nossos acionistas", destaca Gustavo Zeno, Diretor Financeiro da GNA.

Estrutura de financiamento UTE GNA II

No início de 2021, a GNA e o BNDES celebraram contrato de financiamento de longo prazo no valor de R$ 3,9 bilhões para a implantação da UTE GNA II, composta por uma usina a gás natural de 1,7 GW de capacidade instalada, da subestação e da Linha de Transmissão de 500 kV, interligando a usina ao SIN. Recentemente o projeto foi enquadrado como projeto prioritários e inserido no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado em, 11/8, pelo Governo Federal.

A UTE GNA II será a maior e mais eficiente usina a gás natural do país, com 60% de eficiência energética. Um projeto estruturante que contribuirá para a segurança energética do País. Atualmente, as obras empregam mais de 4 mil pessoas, gerando emprego e renda para a população local. O início da operação comercial está previsto para Janeiro de 2025.

A UTE GNA II faz parte do maior parque termelétrico a gás natural da América Latina, em construção no Porto do Açu. A primeira usina, a UTE GNA I, de 1.338 MW (que também contou com o financiamento do BNDES), entrou em operação em setembro de 2021, em meio à pandemia, e foi estratégica para evitar o racionamento naquele ano em que o país vivia a maior crise hídrica dos últimos 90 anos.

Operações premiadas

Esta não é a primeira vez que a GNA é reconhecida pela inovação e o pioneirismo de suas operações financeiras. No ano passado a operação inédita de refinanciamento da UTE GNA I foi eleita vencedora da categoria Local Currency Financing of the Year na premiação Project Finance & Infrastructure Awards 2022, com a emissão de R$ 1,8 bilhão debentures de infraestrutura.

Concluída em 2021, a transação foi a maior e mais inovadora no mercado de geração de energia de capitais brasileiro, com destaque para a atuação do BNDES como investidor e estruturador, o volume sem precedentes e a estrutura que combina financiamento BNDES garantido pelo KfW IPEX-Bank e financiamento no mercado de capitais Brasileiro.

Também em 2022, a operação de refinanciamento da GNA I levou o prêmio IJGlobal Awards 2021, na categoria "Refinancing Deal of the Year – Latin America", um dos mais relevantes nos segmentos de Energia e Infraestrutura.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
Hidrelétricas
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas u...
01/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Oportunidade
Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
Resultado
Maio registra recorde nas produções de petróleo e de gás...
01/07/25
Sustentabilidade
Binatural conquista certificação internacional em susten...
01/07/25
Firjan
Produção de petróleo na porção fluminense da Bacia de Ca...
01/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.