Evento

ORPLANA aponta baixo consumo de etanol no País em evento da DATAGRO

Painel também apresentou estimativa de queda na safra de cana-de-açúcar 2024/2025

Redação TN Petróleo/Assessoria
07/03/2024 08:51
ORPLANA aponta baixo consumo de etanol no País em evento da DATAGRO Imagem: Instagram/Datagro Experince Visualizações: 1082 (0) (0) (0) (0)

A ORPLANA (Organização das Associações de Produtores de Cana do Brasil), representada pelo CEO, José Guilherme Nogueira, participou na manhã desta quarta-feira (6) do 8º SANTANDER DATAGRO Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol 2024/25. O evento, que segue nesta quinta-feira, dia 7, está sendo realizado no Taiwan Centro de Eventos, em Ribeirão Preto/SP.

Nogueira foi responsável pela mediação do primeiro painel do encontro que abordou a abertura da safra anual de cana-de-açúcar e contou com a participação do presidente da DATAGRO, Plinio Nastari; e do diretor de Inteligência Setorial da ÚNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), Luciano Rodrigues.

"No painel abordamos sobre o baixo consumo de etanol em veículos Ciclo Otto no Brasil. Isso porque, atualmente, apenas cerca de 30% da frota flex o adota como combustível. É muito pouco, já que 2/3 preferem a gasolina ao etanol", revelou o CEO da ORPLANA. "Isso faz com que os preços não avancem, impactando os produtores de cana e o Consecana (Conselho de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol)", completou.

O painel discorreu ainda sobre a estimativa da safra 2024/2025, que será menor em relação à registrada no ano passado.

"Tivemos uma super safra. Então, a próxima não será uma quebra, mas sim voltaremos à normalidade e devemos atingir 590 milhões toneladas, conforme a DATAGRO anunciou. Já a safra da ORPLANA terá uma quebra menor, estimada em 620 milhões de toneladas. Porém, com o andar da safra e as chuvas não regulares e em baixa quantidade, pode ser que nesse mês ainda aconteça uma restrição de chuvas e a gente venha a reduzir esse volume", anunciou Nogueira.
 

Açúcar

Segundo o CEO da ORPLANA, o mercado de açúcar continua sendo o maior comprador e o responsável por reajustar os preços. "Atualmente o preço do açúcar está 20 cents por Libra-Peso e já chegou a 27, 28 cents por Libra-Peso. Mas, mesmo com 20 cents o açúcar ainda continua competitivo e faz com que as usinas o prefiram e faça um mix mais açucareiro", concluiu.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Contratos
Oil States consegue novos contratos com a Petrobras
01/08/25
Santa Catarina
SCGÁS garante fornecimento de gás natural em Santa Catarina
01/08/25
Gás Natural
Algás amplia a interiorização do Gás Natural com rede pi...
01/08/25
Energia Elétrica
ONS divulga resultado do 2º Mecanismo Competitivo para c...
01/08/25
Gás Natural
Gasmig reduz tarifas de gás natural para indústrias e ve...
01/08/25
Evento
O principal congresso de END & Inspeção da América Latin...
01/08/25
Brasil
Governo Trump isenta petróleo e derivados de nova tarifa...
01/08/25
Combustíveis
ANP retoma Programa de Monitoramento da Qualidade dos Co...
01/08/25
Evento
Conferência Internacional de Energias Inteligentes acont...
01/08/25
Pré-Sal
MODEC celebra 15 e 10 anos dos FPSOs MV20 e MV26
31/07/25
Biodiesel
Produção de biodiesel em MT sobe 4,64% em junho no compa...
31/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 reforça protagonismo do estado na...
31/07/25
Acordo
Assinado acordo de leniência com empresas de energia e i...
31/07/25
Evento
Congresso da FIEE debate segurança energética em cenário...
31/07/25
Rio Grande do Sul
Sindienergia-RS e Países Baixos fortalecem conexões para...
30/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Comquality é destaque em Painel sobre segurança de Proce...
30/07/25
Evento
Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da m...
30/07/25
Resultado
Produção de petróleo e gás natural da Petrobras aumenta 5%
30/07/25
Refino
Com investimento de R$ 490 milhões, Refinaria de Cubatão...
30/07/25
Firjan
Em Brasília para tratar do tarifaço, Firjan se reúne com...
30/07/25
Descarbonização
Comerc chega a 500 Jornadas de Descarbonização e amplia ...
29/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22