Energia elétrica

Os reservatórios da região devem chegar a 48,7% de capacidade ao fim de dezembro

Redação TN Petróleo/Assessoria ONS
13/12/2021 09:43
Os reservatórios da região devem chegar a 48,7% de capacidade ao fim de dezembro Imagem: Divulgação Itaipu Binacional Visualizações: 1237 (0) (0) (0) (0)

O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para a semana de 11 a 17 de dezembro, prevê um cenário positivo nas afluências do Norte, com tendência de crescimento. As prospecções indicam que a Energia Natural Afluente (ENA) no subsistema devem atingir 184% da média de longo termo (MLT), que deve encerrar o ano com média de 191% da MLT. O relatório também aponta para a próxima semana operativa que as afluências no Nordeste ficarão em 79% da MLT. Na região Sudeste/Centro-Oeste, a previsão é chegar a 71% e, no Sul, a 29% da MLT. 

Segundo o documento, os reservatórios localizados no Norte terminarão o mês com 48,7% de sua capacidade. Já os reservatórios do subsistema Nordeste devem terminar o mês com 47,1% da capacidade. No Sul, a expectativa é de fecharem o ano, em 33,3%. A estimativa, para os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste, é de 22,6% da capacidade. 

O documento mostra, ainda, um recuo da carga em 0,6%, no SIN, em relação ao mesmo mês do ano passado. Isto porque houve mudança na trajetória de recuperação da indústria, em decorrência das interrupções prolongadas na cadeia de suprimentos, pressões intensas sobre os preços, incerteza do mercado e aumento das taxas de juros. A previsão de carga é 70.631 MW médios no SIN. O Nordeste deverá ter queda de 1,4 %, atingindo 11.857 MW médios. O subsistema Sudeste/Centro-Oeste terá redução de 0,8%, com 40.440 MW médios. Também o Sul, com decréscimo de 0,2%, com 12.353 MW médios. O Norte foi o único subsistema com variação positiva de 1,8%, com 5.981% MW médios. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.