Rio Grande do Sul

P-53 é tema de audiência pública

<P>A possibilidade de interrupção no funcionamento de parte do cais do Porto Novo para a realização de manobras de instalação de módulos de produção da plataforma de petróleo P-53 tem tirado o sono dos operadores portuários do Rio Grande, que dependem do terminal para o embarque e desemba...

Jornal Agora – RS
18/03/2007 21:00
Visualizações: 1195

A possibilidade de interrupção no funcionamento de parte do cais do Porto Novo para a realização de manobras de instalação de módulos de produção da plataforma de petróleo P-53 tem tirado o sono dos operadores portuários do Rio Grande, que dependem do terminal para o embarque e desembarque de mercadorias e temem os prejuízos. O assunto é tema de uma audiência pública que acontece nesta segunda-feira, às 14h30min, na Câmara de Vereadores.

O temor é de que a circulação de navios, bem como a movimentação de cargas, sejam comprometidas pelas obras de construção da plataforma. Os trabalhos devem se iniciar no próximo mês de junho, quando o navio Settebello, vindo de Singapura, deve atracar no Porto Novo. A embarcação será a base da plataforma P-53, cujo investimento é de US$ 370 milhões. Os trabalhos serão realizados na parte revitalizada do Porto Novo, um cais com 450 metros de extensão, que deve ser utilizado em sua totalidade pelo consórcio Quip (formado pelas empresas Queiroz Galvão, Ultratec e Iesa), responsável pela montagem da plataforma.

Atualmente, o terminal é utilizado principalmente por empresas do setor de adubos, automóveis, máquinas agrícolas, madeira e celulose. Como a área será empregada na construção da plataforma, as outras operações do Porto Novo devem ser deslocadas para a parte não-revitalizada do cais, que segundo os operadores, conta com equipamentos obsoletos.

O presidente do Sindicato da Indústria de Adubos do Rio Grande do Sul (Siargs), Torvaldo Marzolla Filho, prevê que a mudança irá reduzir pela metade a capacidade de embarque e desembarque de cargas nos navios. Segundo ele, a parte revitalizada do Porto Novo tem potencial de operação que varia entre 6 mil e 10 mil toneladas/dia, dependendo do tipo de carga. Com a utilização do outro setor, a capacidade deve cair para entre 1,5 mil e 2,5 mil toneladas/dia, calcula.

Apesar de a Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) ter prometido buscar soluções, outro ponto que preocupa os operadores portuários é o cuidado redobrado que os navios terão que ter ao passar ao lado da plataforma. A montagem é feita com precisão milimétrica. Para isso, serão colocadas uma série de amarrações presas no lado oposto ao cais a fim de que a plataforma fique imóvel.

Fonte: Jornal Agora – RS

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
E&P
ANP divulga Calendário Estratégico Unificado de Avaliaçõ...
12/06/26
Combustíveis
ANP toma medidas para priorizar ações de respostas a imp...
12/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
12/06/26
GLP
Sindigás: ANP paralisa "reforma do GLP" e acena com caut...
12/06/26
Biometano
Orizon conclui incorporação da Vital e cria líder latino...
12/06/26
Manaus
Distribuidoras apoiam parecer da AGU que recomenda suspe...
12/06/26
Transição Energética
IBP debate protagonismo de São Paulo no mercado de energia
11/06/26
Etanol de milho
Atvos recebe Licença de Instalação para sua primeira uni...
10/06/26
Aviação
Acelen Renováveis e IATA firmam parceria para impulsiona...
10/06/26
Evento
Fenasucro & Agrocana 2026 aprimora rastreabilidade de em...
10/06/26
Meio Ambiente
Constellation apoia restauração de recifes de coral no N...
10/06/26
Parceria
MME promove nova rodada de debate sobre a Estratégia Nac...
09/06/26
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
Transmissão
ENGIE lidera projeto de tecnologia inédito e investe R$ ...
08/06/26
Aviação
O Brasil pode se tornar uma potência em SAF
08/06/26
Etanol
Mercado de etanol encerra a primeira semana de junho pre...
08/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25