Carros híbridos e elétricos ganham espaço na indústria mundial.
Redação TNO uso de carros híbridos (com motor de combustão e elétrico) e elétricos é uma tendência que ganha espaço na indústria automobilística mundial. A tecnologia desses veículos, que possuem motor elétrico e emitem menos CO2, já foi bem aceita pelo mercado de países desenvolvidos. "O desafio é maior nos países em desenvolvimento devido à grande mobilidade urbana. No Brasil, ainda não temos metas de eficiência energética", afirma o consultor sênior do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), Tadeu Cordeiro de Melo, que participou do painel "Combustíveis Renováveis e Mobilidade Urbana".
No Brasil, no entanto, já há diversos projetos de mobilidade sustentável para os centros urbanos. Mesmo sem previsão de comercialização, a Itaipu Binacional desenvolve o primeiro ônibus com motor híbrido plug-in (cuja bateria pode ser recarregada por meio de uma tomada), movido a etanol. A Itaipu também desenvolve, em parceria com Iveco, um caminhão elétrico.
A pesquisa por formas de transporte mais eficientes também chegou à aviação. Jefferson Roberto Gomes, pesquisador do Cenpes, apresentou pesquisa de desenvolvimento da tecnologia H-Bio, para produção de biodiesel a partir do processamento de óleo vegetal em refinarias. "Além de renovável, o biocombustível tem alta qualidade. E não demanda alto investimento, pois podemos utilizar a mesma estrutura instalada para produção do biodiesel comum", diz.
Fale Conosco