Coronavírus

Pandemia pode adiar até 2025 recuperação da demanda por energia, diz IEA

Reuters, 13/10/2020
13/10/2020 11:50
Visualizações: 1091

Uma recuperação lenta da pandemia de coronavírus ameaça adiar para 2025 a retomada total da demanda global por energia, disse a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) nesta terça-feira.

Em seu cenário principal, a IEA projeta que uma vacina e tratamentos podem permitir uma recuperação da economia global em 2021 e a recuperação da demanda por energia em 2023, segundo o relatório anual de perspectivas da agência, que assessora governos do Ocidente em suas políticas energéticas.

Mas em um cenário de "recuperação lenta" esse cronograma seria adiado em dois anos, apontou a entidade.

Nesse caso, a IEA prevê que um novo tombo no curto prazo prejudicaria o crescimento potencial da economia, com falências e mudanças econômicas estruturais que levariam alguns ativos físicos a se tornarem improdutivos.

A agência com sede em Paris vê a demanda global por energia caindo 5% em 2020, enquanto emissões do setor devem recuar 7% e os investimentos em energia devem cair 18%.

A demanda por petróleo deve recuar em 8%, enquanto o uso de carvão deve ter baixa de 7%, com leve aumento no uso de renováveis.

Institucional

O chefe da IEA, Fatih Birol, disse à Reuters que governos estão atrasados na implementação de políticas para atingir metas climáticas.

"A era de crescimento na demanda global por petróleo chegará ao fim dentro dos próximos 10 anos, mas na ausência de uma grande mudança em políticas governamentais eu não vejo um sinal claro de pico (da demanda). A recuperação da economia global deve em breve trazer a demanda por petróleo de volta aos níveis pré-crise", afirmou ele.

As incertezas sobre a demanda futura e a queda dos preços em 2020 significam que produtores estão inseguros sobre como tomar decisões sobre investimentos, alertou a IEA.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biometano
Gás Verde e Knauf fecham parceria para fornecimento de b...
04/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
BOGE 2026
Mayekawa do Brasil presente na Bahia Oil & Gas Energy
03/06/26
Meio Ambiente
TIM amplia geração própria de energia renovável e usa in...
03/06/26
Investimento
Projeto de coleta de óleos e gorduras residuais irá rece...
03/06/26
BOGE 2026
WIKA apresenta soluções para medição e controle de proce...
03/06/26
Etanol
Brasil pode mais que dobrar produção de etanol até 2040 ...
03/06/26
GLP
Posicionamento do Sindigás sobre reunião da Diretoria Co...
03/06/26
Combustíveis
Petrobras aprova adesão à nova subvenção econômica e pre...
03/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
BOGE 2026
Bahia Oil & Gas Energy encerra edição histórica e projet...
02/06/26
Bolsa de Valores
Com mercado volátil, ações de petróleo, combustíveis e g...
02/06/26
BOGE 2026
NETZSCH do Brasil reforça liderança no setor de óleo e g...
01/06/26
BOGE 2026
Clark Solutions reforça atuação em eficiência Bahia Oil ...
01/06/26
Firjan
PIB cresce, mas custo estrutural continua limitando o Brasil
01/06/26
Combustíveis
Petrobras ajusta preço da gasolina
01/06/26
Parceria
Grupo Bravante firma parceria oficial com a WISTA Brazil...
01/06/26
Combustíveis
Etanol encerra maio com mercado atento ao avanço da safra
01/06/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
A SBM Offshore assinou contratos para as FPSOs SEAP-I e ...
31/05/26
BOGE 2026
Oil States reforça compromisso com inovação e excelência...
30/05/26
BOGE 2026
Bahiagás destaca protagonismo da Bahia na Transição Ener...
29/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25