Ceará

Paracuru receberá estaleiro

O estaleiro negociado pelo governador Cid Gomes e empresários espanhóis já possui local definido. Será no litoral do município de Paracuru, segundo informou o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Roberto Smith, que informou ainda

Diário do Nordeste
22/11/2011 12:42
Visualizações: 1406
O estaleiro negociado pelo governador Cid Gomes e empresários espanhóis já possui local definido. Será no litoral do município de Paracuru, segundo informou o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Roberto Smith, que informou ainda do interesse do Estado de aliar ao empreendimento a criação de uma escola de pesca. Para tal, o governo está assumindo o compromisso de comprar os primeiros quatro barcos de fibra de vidro produzidos pelo estaleiro.
 

"Estamos numa fase de conversação com a prefeitura de Paracuru", revelou Smith. Ele ainda disse que a área destinada ao estaleiro e que corresponde a parte doada pelo Estado, trata-se de uma região destinada ao turismo, mas que estava estagnada. Nela que será construída a futura escola de pesca.
 

A informação da negociação de um novo estaleiro, com investidores espanhóis, já havia sido noticiada com exclusividade pelo Diário do Nordeste na edição de 11 de novembro.
 

No último fim de semana, o governador Cid Gomes viajou à Europa e um de seus intuitos é definir o investimento para o estaleiro.
 

Energia termossolar
 

Desta vez procurado por investidores estrangeiros, o presidente da Adece contou também de uma empresa especialista em geração de energia a partir de um processo termossolar que procurou a Agência. "É uma indústria mais concisa, ocupa menos espaço. Usa sol pra esquentar água e usa o vapor dela pra gerar energia", explicou Smith.
 

Sobre os impasses para receber a empresa de nacionalidade não revelada no Ceará, ele ressaltou o alto preço da energia que envolve a geração a partir dos raios do Sol.
 

"É uma questão complicada por que grande parte da energia que você produz tem de entrar na matriz energética e, como esta é especialmente cara, significa que o governo está relutante em comprá-la por que isso acaba fazendo com que a tarifa de energia se eleve", afirmou.
 

INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA
 
Cipp se expande rumo a Pentecoste
 
 
Apesar de estar abrigado nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) começa, aos poucos, a ampliar sua área de atuação. O município de Pentecoste está sendo visto como alternativa às empresas que querem estar próximas ao Cipp. De olho nisso, a Adece (Agência de Desenvolvimento do Ceará) já pensa em montar um plano de infraestrutura que agregue também esse município.
 

"As empresas já se mostram interessadas em se instalarem em Pentecoste, pois é próximo ao Porto, mas não dentro de todo o burburinho portuário. E esse não é um afastamento que gera elevação de custo. Pentecoste está há 50 Km, é muito próximo. Então, começa a se delinear um panorama em que será necessário um maior prazo na estruturação da região e na formação do esquema viário", explica o presidente da Agência, Roberto Smith. Segundo ele, esses investimentos não precisam ser realizados agora, mas é necessário um planejamento para prever esse processo de expansão e adequação. "Se você não faz isso, pode prejudicar o desenvolvimento de toda essa área, que certamente será a mais forte, em termos econômicos, do Estado", diz.
 

Atração de investimentos
 

Smith informou também o nome que assumirá a Diretoria de Atração de Investimentos da Adece. O cargo será ocupado por Cláudio Frota, atual diretor de Gestão de Fundos e Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2026
Na ROG.e, Firjan SENAI promove a 30ª edição do programa ...
20/09/26
ROG.e 2026
Primeira edição da Energy Run reúne mais de 1 mil partic...
20/09/26
BRANDED CONTENT
ROG.e 2026 começa na próxima segunda-feira (21) com a pr...
19/09/26
ROG.e 2026
Camorim investe R$ 250 milhões em 2026 para ampliar frot...
18/09/26
ROG.e 2026
Firjan SENAI SESI apresenta na ROG.e novas tecnologias d...
18/09/26
ROG.e 2026
Repsol Sinopec Brasil participa da ROG.e 2026 com agenda...
18/09/26
ROG.e 2026
PPSA inicia série de palestras na ROG.e com temas sobre ...
18/09/26
ROG.e 2026
ABESPetro promove fórum sobre cadeia de suprimentos de ó...
18/09/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 começa na próxima segunda-feira (21) com a pr...
18/09/26
ROG.e 2026
Constellation leva à ROG.e 2026 liderança operacional, i...
18/09/26
ROG.e 2026
Avanços em Wahoo e eficiência operacional integram agend...
18/09/26
ROG.e 2026
Vallourec apresenta novas tecnologias para operações off...
18/09/26
Brasil
CoreMarine dá um passo decisivo para expandir sua presen...
18/09/26
ROG.e 2026
SLB celebra 80 anos no Brasil na ROG.e 2026 e destaca av...
17/09/26
ROG.e 2026
ANP participará de evento que reúne o setor de energia
17/09/26
ROG.e 2026
BRAVA Energia consolida presença na ROG.e 2026 com desta...
17/09/26
ROG.e 2026
IATI leva dez tecnologias desenvolvidas em Pernambuco à ...
17/09/26
ANP
Oferta Permanente: divulgadas as sequências das ofertas ...
17/09/26
Petroquímica
Braskem registra recorde histórico de produção de propen...
17/09/26
ROG.e 2026
Eficiência energética com redução de consumo de diesel é...
17/09/26
ROG.e 2026
M&O e Belga Marine apresentam soluções globais para ener...
17/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25