Refinaria mobiliza mais de 5 mil trabalhadores em intervenção que inclui projeto de modernização para produção de diesel S-10.
Redação TN Petróleo, Agência PetrobrasA Refinaria Henrique Lage (Revap), localizada em São José dos Campos (SP), inicia neste sábado (13/09) uma parada programada de manutenção, que mobilizará mais de 5 mil trabalhadores, entre empregados próprios e terceirizados. Com investimento superior a R$ 1 bilhão, a intervenção contempla, além de serviços de manutenção, projeto estratégico para produção de diesel S10. A previsão é que a parada seja concluída em dezembro.
Os trabalhos começaram pela Unidade de Coque (U-276) e, ao longo dos próximos meses, englobarão a manutenção de 1.673 equipamentos distribuídos em 21 unidades operacionais. A operação inclui também o processo de modernização (Revamp) da Unidade U-272D, que será adaptada para a produção de diesel S-10, mais eficiente e sustentável.
Durante a parada, serão realizadas inspeções regulamentares, além de manutenções preventivas e corretivas. “Essa parada é especial por integrar a manutenção preventiva com a implementação simultânea de projetos focados em aumentar a confiabilidade, a eficiência energética e a integridade dos equipamentos, alinhados ao Plano Estratégico da Petrobras”, destaca Alexandre Coelho Cavalcanti, gerente geral da Revap.
Realizada a cada seis anos, a parada programada é fundamental para garantir a segurança operacional da refinaria e a continuidade do fornecimento confiável de derivados ao mercado.
Mesmo com a redução temporária da produção, a Petrobras assegura que o abastecimento de combustíveis não será afetado. A companhia realiza um planejamento antecipado dos estoques e coordena as áreas de vendas e logística para manter o atendimento aos clientes normalmente.
Produção
Com capacidade para processar até 252 mil barris de petróleo por dia, a Revap responde por cerca de 14% da produção de derivados da Petrobras. A refinaria é referência na produção de querosene de aviação, atendendo a 75% da demanda do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Além disso, produz gasolina, diesel S-10 e gás de cozinha, abastecendo principalmente a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e o Litoral Norte de São Paulo.
Fale Conosco
23