Meio Ambiente

Parceria entre Enel Trading e Michelin consegue uma redução de 40% na emissão de carbono em 2021

Redação TN Petróleo/Assessoria
24/03/2022 15:54
Parceria entre Enel Trading e Michelin consegue uma redução de 40% na emissão de carbono em 2021 Imagem: Divulgação Visualizações: 2031

A Enel Trading, comercializadora de energia da Enel Brasil, firmou acordo com a Michelin, uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de pneus, serviços e experiências, para a venda de certificados internacionais de energia renovável (I-REC). A parceria tem por objetivo a comprovação de entrega de energia elétrica 100% renovável para a Michelin, de forma que ela compense as emissões de CO2 na energia consumida.

Os I-RECs, emitidos no Brasil pelo Instituto Totum, são oriundos da usina hidrelétrica Cachoeira Dourada, empreendimento com 658 MW entre Minas Gerais e Goiás e operado pela Enel Green Power (EGP) Brasil.

"Além de reduzir o impacto ambiental dos pneus, a Michelin trabalha diariamente para neutralizar a pegada ambiental das operações em suas unidades industriais. Como resultado, no último ano, diminuímos em torno de 40% a emissão de carbono em comparação a 2019 e temos a meta de chegar a 100% em 2050", afirma Feliciano Almeida (foto), presidente da Michelin América do Sul.

Os I-RECs são certificados que comprovam que a energia produzida e consumida é de origem renovável, incentivando a implantação de usinas de energia limpa. Cada I-REC equivale a 1 MWh de energia elétrica gerada através de fontes renováveis, neutralizando, assim, as emissões de CO2 do consumo de eletricidade. Além de garantir a origem da fonte energética, o I-REC também permite aos compradores o uso dos certificados para comprovar a stakeholders que seguem as melhores práticas da agenda ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa, na sigla em inglês).

Compromisso com a sustentabilidade

A comercialização de I-REC está em linha com a estratégia global da Enel de liderar a transição energética rumo à descarbonização da sociedade. Só em 2021, a Enel Trading viabilizou a venda de mais de 6 milhões de certificados, um resultado quase 400% maior comparado com o de 2020. Atualmente, a Enel negocia no Brasil certificados de fontes eólica, solar e hidro, gerados a partir das usinas da Enel Green Power, braço de geração limpa do grupo Enel.

"Para a Enel Brasil, ser parceira da Michelin é a comprovação do nosso compromisso de gerar valor para a sociedade por meio da inovação e da produção de energia limpa", diz o presidente da Enel Brasil, Nicola Cotugno. Por meio da Enel Green Power Brasil, seu braço de geração renovável, a companhia é o maior player solar e eólico em termos de capacidade instalada e opera mais de 4,3 GW renováveis no país. Deste total, mais de 1,8 GW correspondem à fonte eólica, cerca de 1,2 GW são de fonte solar e em torno de 1,3 GW, de hidro.

A liderança da Enel em sustentabilidade é reconhecida globalmente por meio da presença do Grupo em diversos índices do setor, tais como o Dow Jones Sustainability Indices World and Europe, MSCI ESG Leaders Indices, FTSE4Good Index Series, o CDP Climate "A" List, Refinitiv TOP 100 Diversity and Inclusion IndexBloomberg Gender-Equality IndexEquileap Gender Equality in Europe RankingThomson Reuters/S-Network ESG Best Practices Indices, entre outros. Desde 2005, a empresa é signatária da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
ESG
Inscrições abertas até 26/2 para o seminário Obrigações ...
20/02/26
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.