P&D

Parque Tecnológico Itaipu abre chamada para projetos de pesquisa e desenvolvimento

A Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), por meio do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), lançou, esta semana, editais de apoio a projetos de pesquisa nas áreas de Segurança de Barragens, Sistemas Digitais e Sistemas Elétricos de Potência.

Redação
22/12/2009 11:42
Visualizações: 465
A Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), por meio do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), lançou, esta semana, editais de apoio a projetos de pesquisa nas áreas de Segurança de Barragens, Sistemas Digitais e Sistemas Elétricos de Potência.


A chamada é resultado de um convênio firmado com a Itaipu Binacional, por meio da Universidade Corporativa Itaipu (UCI), e tem por objetivo promover o desenvolvimento de pesquisas aplicadas no Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (CEASB) e no Laboratório de Automoção e Simulação de Sistemas Elétricos (LASSE). Para isso, serão investidos cerca de R$ 4 milhões em apoio ao desenvolvimento de pesquisas e concessão de bolsas.


Podem participar pesquisadores de Instituições de Ensino Superior, profissionais liberais com doutorado e empresas interessadas em estabelecer parcerias.


As linhas de pesquisa do CEASB são divididas em três categorias: representação geométrica tridimensional de barragens, modelagem matemática e métodos numéricos e sistemas de gerenciamento de informação de processo. Também está previsto o lançamento de editais nas áreas de geotecnia, instrumentação de barragens, limnologia, robótica e cadastro de barragens.


No LASSE, as linhas de pesquisa são: aquisição e processamento de sinais, soluções tecnológicas aplicadas a norma IEC 61850, modelagem de sistemas elétricos de potência e qualidade de energia em sistemas elétricos de potência.


O apoio para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa se dará por meio do acesso às informações técnicas e às plataformas tecnológicas instaladas no CEASB e no LASSE; empréstimo de materiais e equipamentos especificados nos projetos; apoio para a participação em eventos; contratação de serviços de terceiros; e acompanhamento de profissionais com competências na área de desenvolvimento do projeto.


A Fundação PTI também concederá bolsas de pesquisa nas modalidades de Iniciação Tecnológica e Inovação (ITI), Iniciação Científica (IC), Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (DTI), Especialização, Mestrado e Doutorado.


No âmbito do Ceasb, as propostas de projeto devem ser encaminhadas até o dia 11 de fevereiro de 2010. A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 11 de março. Em relação ao LASSE, as propostas de projeto devem ser encaminhadas até o dia 26 de janeiro de 2010. A divulgação dos resultados será no dia 26 de fevereiro de 2010.


Todas as propostas de projeto apresentadas serão avaliadas por comitês técnicos. As propostas selecionadas receberão o apoio solicitado e terão acompanhamento e avaliação de desempenho durante sua execução.


Os editais do CEASB estão disponíveis no endereço: www.pti.org.br/pesquisa/pesquisa-e-desenvolvimento/edital-ceasb. Já os editais do LASSE podem ser acessados na página: www.pti.org.br/pesquisa/pesquisa-e-desenvolvimento/edital-lasse.



Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.