Logística

Pátio de contêineres trará novos negócios ao porto do Pecém

As propostas da licitação para o pátio de cabotagem do Porto do Pecém devem ser abertas dia 29 de julho. A área de segregação vai acelerar a liberação de contêineres e dar oportunidades a novos negócios em funç&atil

O Povo (CE)
07/07/2010 05:52
Visualizações: 667

As propostas da licitação para o pátio de cabotagem do Porto do Pecém devem ser abertas dia 29 de julho. A área de segregação vai acelerar a liberação de contêineres e dar oportunidades a novos negócios em função do melhoramento da logística



Mais uma engrenagem é ajustada na logística no Ceará. A abertura das propostas para a licitação do terminal de cabotagem (navegação entre portos de um país) está agendada para dia 29 de julho.


Com o valor estimado de R$ 2,3 milhões, a construção da área de segregação de 20 mil metros quadrados vai dar celeridade à liberação de cargas, além de oportunizar novos negócios que utilizam o modal aquaviário.



Será um espaço exclusivo para contêineres de cabotagem. Com isso, a carga ficará separada dos contêineres de comércio exterior, que precisam passar pela fiscalização da Receita Federal. Por isso, a importância de isolar as mercadorias, explica o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Francisco Zuza de Oliveira.



Com mais agilidade, aumenta o fluxo de chegada e saída de produtos. “O novo pátio é muito importante, porque o Porto do Pecém vai ser um porto central do Brasil. É a última saída para a Europa. O transporte para o Nordeste vai ficar mais barato”, analisa.

Associada à Ferrovia Transnordestina, a cabotagem promete ser um modal decisivo para o surgimento de novos negócios. “Os dois, juntos, facilitam a logística. O Porto do Pecém tem que exercitar a cabotagem, porque tanto podem chegar produtos, quanto sair”, explica.

Mário Lima Júnior, diretor de Desenvolvimento Comercial da Cearaporto, empresa que administra do Porto do Pecém, afina o discurso. Para ele, o novo terminal de cabotagem cria condições para dar maior agilidade tanto na parte operacional quanto fiscal. “Facilita o trabalho da Receita Federal e o trabalho da Fazenda Estadual, que trabalha na cabotagem. É mais eficiência nas movimentações portuárias pela melhor segregação de cargas”, reitera.

Crescimento

Os dados sobre a movimentação do Porto do Pecém de junho ainda estão em fase de consolidação, mas O POVO teve acesso aos números relativos ao transporte de cabotagem deste período. A importação de gás natural para o Terminal de Regaseificação da Petrobras e do sal foi responsáveis pelo crescimento de 65% na tonelagem movimentada porto. Em 2009, 188.733 toneladas. Em 2010, 311.220 toneladas.

Na quantidade de contêineres comercializados, o crescimento foi de 17%, com 21.230 unidades, em 2009, e 24.889, este ano. Os dados são referentes ao período de janeiro a 30 de junho dos dois anos analisados. (Andreh Jonathas)

NÚMEROS

65 POR CENTO É QUANTO CRESCEU A TONELAGEM DA CABOTAGEM NO PECÉM
2,3 MILHÕES É A ESTIMATIVA DO CUSTO DO TERMINAL DE CABOTAGEM DO PORTO


Fonte: O Povo

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
13/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Pessoas
Francisco Valdir Silveira assume presidência do SGB
13/11/25
Curso
Radix e UniIBP lançam primeira edição do curso "Análise ...
13/11/25
Margem Equatorial
Rio-Macapá: novas fronteiras levam à região Norte
12/11/25
COP30
Petrobras e BNDES lançam primeiro edital do ProFloresta+...
12/11/25
Evento
ANP participa de conferência de Geofísica Sustentável, d...
12/11/25
Pré-Sal
PPSA aguarda decisão sobre aumento de participação da Un...
12/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
12/11/25
COP30
Portaria sobre embarcações sustentáveis entra em consult...
12/11/25
COP30
Eficiência energética é essencial para desacoplar cresci...
12/11/25
COP30
Embrapii abre chamada pública para capacitação de grupos...
12/11/25
PD&I
União de expertises
12/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.