Termelétrica

PBGás perde credenciamento da Aneel

Jornal da Paraíba
28/08/2008 04:50
Visualizações: 1289

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revogou a implantação da usina termelétrica em João Pessoa pela Companhia Paraibana de Gás (PBGás) por descumprimento de prazo. Segundo o relatório do diretor da Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração (SFG), Edvaldo Alves de Santana, a PBGás havia recebido desde 9 de julho de 2001 autorização para se estabelecer como produtor independente de energia elétrica para gerar uma unidade de termelétrica com potência de 137,5 MW (megawatts), tendo como combustível o gás natural, mas a PBGás descumpriu o cronograma, que previa entrar em operação comercial desde outubro de 2003. A revogação foi votada por unanimidade pelo Conselho da Aneel no dia 19 de agosto deste ano.

 

O relatório da Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração (SFG) emitiu duas notificações para a PBGás sobre o atraso do cumprimento das obrigações para implantar a central geradora termelétrica, conforme cronograma apresentado à Aneel. Em resposta às duas notificações, segundo o relatório de Edvaldo Alves de Santana, a PBGás justificou o atraso nas duas ocasiões “informando que a Petrobras não tinha como garantir o fornecimento de gás para o empreendimento”. A primeira notificação da Aneel sobre o atraso do cumprimento foi datada em 6 de março de 2007 e a segunda no dia 12 de dezembro também no ano passado.

 

Em 20 de fevereiro deste ano, a Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração solicitou à Procuradoria Federal a emissão de parecer sobre a revogação. O parecer nº 449/2008, após “pronunciamento da SFG por meio de nota técnica, recomendava a proposta de revogação da autorização” votada por unanimidade pelo Conselho da Aneel.

 

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA entrou em contato com a PBGás na capital para saber qual seria a posição da companhia sobre a decisão da Aneel. A assessoria da PBGás informou que não estava informada da decisão sobre a Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração e solicitou ao JORNAL um fax com o relatório da revogação. A reportagem voltou a telefonar para a PBGás, desta vez a secretária do presidente da PBGás, Manoel de Deus, atendeu a ligação e informou na ocasião que o presidente estava em reunião “fechada” com a diretoria e não poderia responder sobre a revogação da Aneel.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.