Termelétrica

PBGás perde credenciamento da Aneel

Jornal da Paraíba
28/08/2008 04:50
Visualizações: 1498

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revogou a implantação da usina termelétrica em João Pessoa pela Companhia Paraibana de Gás (PBGás) por descumprimento de prazo. Segundo o relatório do diretor da Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração (SFG), Edvaldo Alves de Santana, a PBGás havia recebido desde 9 de julho de 2001 autorização para se estabelecer como produtor independente de energia elétrica para gerar uma unidade de termelétrica com potência de 137,5 MW (megawatts), tendo como combustível o gás natural, mas a PBGás descumpriu o cronograma, que previa entrar em operação comercial desde outubro de 2003. A revogação foi votada por unanimidade pelo Conselho da Aneel no dia 19 de agosto deste ano.

 

O relatório da Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração (SFG) emitiu duas notificações para a PBGás sobre o atraso do cumprimento das obrigações para implantar a central geradora termelétrica, conforme cronograma apresentado à Aneel. Em resposta às duas notificações, segundo o relatório de Edvaldo Alves de Santana, a PBGás justificou o atraso nas duas ocasiões “informando que a Petrobras não tinha como garantir o fornecimento de gás para o empreendimento”. A primeira notificação da Aneel sobre o atraso do cumprimento foi datada em 6 de março de 2007 e a segunda no dia 12 de dezembro também no ano passado.

 

Em 20 de fevereiro deste ano, a Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração solicitou à Procuradoria Federal a emissão de parecer sobre a revogação. O parecer nº 449/2008, após “pronunciamento da SFG por meio de nota técnica, recomendava a proposta de revogação da autorização” votada por unanimidade pelo Conselho da Aneel.

 

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA entrou em contato com a PBGás na capital para saber qual seria a posição da companhia sobre a decisão da Aneel. A assessoria da PBGás informou que não estava informada da decisão sobre a Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração e solicitou ao JORNAL um fax com o relatório da revogação. A reportagem voltou a telefonar para a PBGás, desta vez a secretária do presidente da PBGás, Manoel de Deus, atendeu a ligação e informou na ocasião que o presidente estava em reunião “fechada” com a diretoria e não poderia responder sobre a revogação da Aneel.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23