Webinar Gratuito

P,D&I: novas regras da ANP estimulam maior participação do mercado de Óleo e Gás em projetos de inovação

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
09/09/2020 16:11
Visualizações: 1118 (0) (0) (0) (0)

Em mais um episódio da Websérie Firjan Óleo, Gás e Naval, especialistas debateram sobre a evolução regulatória na cláusula de fomento à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I), da Agência Nacional de Petróleo (ANP), e a importância das revisões para o aprimoramento da produtividade nesse mercado. A nova regulamentação estabelece as diretrizes para a aplicação dos recursos, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da pesquisa tecnológica e de inovação no país.

O encontro “P,D&I - Evolução regulatória e desafios do mercado” teve mediação de Heber Bispo, especialista de Petróleo, Gás e Naval da federação. Segundo os participantes, os benefícios das modificações recentes incluem flexibilização na liberação de recursos e desburocratização em pagamentos de taxas e despesas operacionais e administrativas.

Revista TN PetróleoPara Antonio Fidalgo, pesquisador-chefe do Instituto SENAI de Inovação em Química Verde (ISI QV), a recuperação da indústria está relacionada à evolução da cláusula, estratégia de fomento fundamental para o desenvolvimento do mercado e para a economia do país. “Pouco mais de um terço da minha equipe, por exemplo, formada por pesquisadores altamente qualificados, está diretamente relacionada a projetos que envolvem os recursos da cláusula da ANP. Ela é fundamental para a inovação na indústria”, pontua.

Para Guilherme Mendes Pinto, gerente de Tecnologia na SBM Offshore do Brasil, o mercado já vem sentindo os efeitos positivos da evolução da cláusula desde o ano passado, e a SBM é um exemplo disso. “Somos um case de sucesso relacionado à cláusula. Graças às novas regras, pude criar um departamento de tecnologia da SBM no Brasil. Em 2019, começamos a recrutar funcionários e hoje somos um time de sete pessoas, num departamento integralmente dedicado ao desenvolvimento tecnológico. Nem tudo o que fazemos hoje é financiado pela cláusula, mas foi graças a ela que houve um pontapé inicial para o investimento da SBM no país”, conta.

Aumento da participação privada nas pesquisas

Alfredo Renault, superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico na ANP, destaca a necessidade de uma maior participação do setor privado nos projetos de pesquisa. Ele acrescenta que as mudanças na regulação tinham o objetivo de ampliar as oportunidades do setor produtivo na participação dos projetos de P&D de três maneiras: fortalecendo a parceria dos fornecedores com os centros de pesquisa e universidades; viabilizando a inovação nesta cadeia produtiva; e desburocratizando a fiscalização e as informações a respeito dos recursos para pesquisa e inovação.

“O país tem um posicionamento muito bom do ponto de vista da pesquisa científica, mas muito ruim no que se refere à inovação. O objetivo da cláusula é utilizar mecanismos de modernização, diminuir a burocracia e viabilizar mais produtividade às empresas e produtores, fortalecendo a participação do setor privado e a interação entre fornecedores e a academia”, afirma.

A Websérie Óleo, Gás e Naval da Firjan acontece todas as terças, às 16h. Veja a playlist em https://www.youtube.com/playlistlist=PLrU28uWBDTQAtoIRokLyeqXr9PF1ZURxY

Assista aqui a websérie de 8/9: https://www.youtube.com/watch?v=rMxdBgSDYxU

Institucional

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sustentabilidade
Binatural conquista certificação internacional em susten...
01/07/25
Firjan
Produção de petróleo na porção fluminense da Bacia de Ca...
01/07/25
ANP
Divulgado o resultado final do PRH-ANP 2025
01/07/25
Evento
Maior congresso técnico de bioenergia do mundo reúne 1,6...
01/07/25
Energia Eólica
Nova MP não será suficiente para conter impactos pervers...
30/06/25
Combustíveis
Gasolina cai só 0,78% em junho, mesmo após reajuste de 5...
30/06/25
Evento
Brasil avança na transição energética com E30 e B15 e re...
30/06/25
Fiscalização
ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 12 un...
30/06/25
Pessoas
Patricia Pradal é a nova presidente da Chevron América d...
30/06/25
IBP
Manifesto em Defesa do Fortalecimento da ANP
30/06/25
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2024
30/06/25
Etanol
Preços do etanol sobem na última semana de junho
30/06/25
Combustíveis
Fiscalização: ANP realiza novo debate sobre medida repar...
27/06/25
Margem Equatorial
Capacidade de inovação da indústria de O&G impulsiona es...
27/06/25
Biocombustíveis
Sifaeg comemora aprovação do E30 e destaca ganhos para o...
27/06/25
Transição Energética
Sebrae Rio promove Seminário sobre Transição Energética ...
27/06/25
Austral Engenharia
Austral Engenharia aposta em eficiência energética e sus...
27/06/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP prorroga data para adequaçõe...
27/06/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
27/06/25
Offshore
Petrobras assina convênio para desenvolver operações off...
27/06/25
RenovaBio
ANP publicará lista de sanções a distribuidores de combu...
26/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.